Show simple item record

dc.contributor.authorFreitas, Allis Thuany Botelho de
dc.date.accessioned2021-07-02T18:54:46Z
dc.date.available2021-07-02T18:54:46Z
dc.date.issued2021-06-29
dc.identifier.citationFreitas, Allis Thuany Botelho de. Levantamento e análise de dissertações e teses sobre práticas pedagógicas no ensino de astronomia nos anos iniciais. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14498.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14498
dc.description.abstractDuring the last decades, the Teaching of Astronomy had an increase of scientific work interest. While there is a significant increase of interest, there are a few scientific works related to Teaching Sciences in Brazil. Among the scientific works of Teaching Astronomy, regarding schools, most of them are dedicated to High School. Aiming to evaluate which pedagogical practices were developed in Astronomy Teaching in the early years of Elementary School, this research, by a literature review of the State of the Art, theses and dissertations were analysed to address the central question of: What is researched in Brazil about pedagogical practices regarding Teaching Astronomy in the Early Years of Elementary School? Thus, the different sources were used, such as the database of the Centro de Documentação em Ensino de Ciências (CEDOC), in the Banco de Teses e Dissertações sobre Ensino de Astronomia (BTDEA) and in the bank of theses and dissertations of the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). As result, 10 scientific works of master’s dissertation and PhD’s thesis ranging from 2005 to 2017 from Public Universities in Brazil were analysed. The analyses of pedagogical practices indicates that themes related to Sun-Earth-Moon System, debate activities, sky observation, the registry of observations, such as storytelling and the construction of objects were the subjects most used. In general, the pedagogical practices object of this study had similar characteristics of the constructivist model pedagogical practices and presented focus on scientific literacy. This Completion of Course Work confirmed the insufficient number of works addressing the Teaching of Astronomy in Brazil for Early Years of Elementary School. Conversely, the scientific works analysed show the possibility of developing their pedagogical practices about Teaching Astronomy, contributing to foment curiosity and knowledge of Earth and Universe, aiding scientific literacy of students and dissemination of this field yet to be well explored in schools.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPesquisa acadêmicapor
dc.subjectEnsino de astronomiapor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectAnos iniciais do ensino fundamentalpor
dc.subjectAcademic researcheng
dc.subjectAstronomy teachingeng
dc.subjectPedagogical practiceseng
dc.subjectEarly years of elementary schooleng
dc.titleLevantamento e análise de dissertações e teses sobre práticas pedagógicas no ensino de astronomia nos anos iniciaispor
dc.title.alternativeAnalysis of dissertations and theses on pedagogical practices in the astronomy teaching in the early years of elementar schooleng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Galletti, Rebeca Chiacchio Azevedo Fernandes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1165657786360823por
dc.description.resumoA produção acadêmica na área de Ensino de Astronomia vem crescendo nas últimas décadas, embora ainda corresponda à uma pequena parcela da produção geral da área de Ensino de Ciências. Dentre os trabalhos voltados para o Ensino de Astronomia no contexto escolar observa-se um foco maior de atenção ao Ensino Médio. Diante deste contexto e da importância de se estimular o Ensino de Astronomia desde os anos iniciais do Ensino Fundamental desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica do tipo Estado da Arte com intuito de identificar teses e dissertações sobre Ensino de Astronomia e responder à questão central do estudo: o que se pesquisa no Brasil sobre práticas pedagógicas em Ensino de Astronomia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Para tanto, consultamos o banco de dados do Centro de Documentação em Ensino de Ciências (CEDOC), o Banco de Teses e Dissertações sobre Ensino de Astronomia (BTDEA) e o Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Identificamos e analisamos dez dissertações de mestrado defendidas no período de 2005 a 2017 em Universidades Públicas. As práticas pedagógicas relatadas nestas pesquisas trataram de temas relacionados ao Sistema Sol Terra-Lua e envolveram atividades como debates, observações e registros do céu, contação de história e construção de objetos. De uma forma geral as práticas pedagógicas relatadas nas pesquisas aproximam-se do Modelo (Sócio)Construtivista e apresentam como foco o processo de alfabetização científica. Com a realização deste Trabalho de Conclusão de Curso confirmamos a pequena ênfase dada ao Ensino de Astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Por outro lado, os trabalhos analisados sinalizaram possibilidades de desenvolvimento de práticas pedagógicas sobre a temática da Astronomia que contribuem para a estimulação da curiosidade, do conhecimento sobre a Terra e o Universo, para a alfabetização científica dos estudantes e para a divulgação dessa área ainda pouco explorada nas escolas.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5504046727818791por
dc.publisher.coursePedagogia - PedLpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil