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dc.contributor.authorMolina, Perolayne Bueno
dc.date.accessioned2021-07-21T14:10:22Z
dc.date.available2021-07-21T14:10:22Z
dc.date.issued2021-05-20
dc.identifier.citationMOLINA, Perolayne Bueno. Apresentação da música não contingente anterior à iniciação de estereotipias vocais em crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14643.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14643
dc.description.abstractVocal stereotypies have been described in behavioral literature as repetitive responses to any words or sounds, usually maintained by automatic reinforcement, often presented by individuals within the Autism Spectrum Disorder. In several situations, vocal stereotypy can be considered a problem-behavior, as it can harm the learning environment of both those who perform it and those around them. Access to non-contingent music (NCM) has been used to reduce such responses in view of the effective results of this procedure in reducing these stereotyped vocalizations. In contrast to the possibility of accidentally reinforcing unwanted responses through the use of NCM, the implementation of momentary differential reinforcement of zero responses (MDRO) can be useful, avoiding this problem. This research aimed to verify the effects of a procedure that provides access to non-contingent music (NCM) added to a zero-response differential reinforcement (MDRO) procedure in the reduction of vocal stereotypies in two children with ASD, in their home environments . Data analysis was performed in order to compare the frequency of vocal stereotypies under the conditions: (i) LB and (ii) NCM+MDRO. For this, the ABAB Reversal Design was used. The results showed that during the intervention sessions the levels of vocal stereotypies decreased while the engagement in toy manipulation responses increased for both participants. For one of the participants, there was, on average, a decrease in the percentage of time engaged in vocal stereotypies from 74% in LB to an average of 8.6% during the NCM+MDRO sessions; that is, a 65.4% decrease with the introduction of VI. For the other participant, the average total percentages of time engaged in stereotyping in LB sessions was 67% and dropped by almost half to 35.2%. The study discusses the maintenance functions of these decontextualized vocal responses and whether music, as an auditory reinforcing stimulus, when provided in a time scheme, could have altered the Motivational Operations to the engagement of participants in these stereotyped vocal responses.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstereotipia vocalpor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectReforçamento não-contingentepor
dc.subjectAutismopor
dc.subjectVocal stereotypyeng
dc.subjectMusiceng
dc.subjectNon-contingent reinforcementeng
dc.subjectAutismeng
dc.titleApresentação da música não contingente anterior à iniciação de estereotipias vocais em crianças com Transtorno do Espectro do Autismopor
dc.title.alternativePresentation of non-contingent music before the initiation of vocal stereotypes in children with Autism Spectrum Disordereng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Elias, Nassim Chamel
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4216525883778695por
dc.description.resumoAs estereotipias vocais têm sido descritas na literatura comportamental como respostas repetitivas de quaisquer palavras ou sons, geralmente mantidas por reforçamento automático, frequentemente apresentadas por indivíduos dentro do Transtorno do Espectro do Autismo. Em diversas situações, a estereotipia vocal pode ser considerada um comportamento-problema, pois pode prejudicar o ambiente de aprendizagem tanto de quem a realiza quanto daqueles em seu entorno. O acesso a música não-contingente (NCM) vem sendo utilizado para reduzir tais respostas tendo em vista os resultados efetivos desse procedimento na redução destas vocalizações estereotipadas. Em contrapartida a possibilidade de reforçar acidentalmente respostas indesejadas por meio do uso de NCM, a implementação de reforçamento diferencial momentâneo de zero respostas (MDRO) pode ser útil, evitando essa problemática. Essa pesquisa teve objetivo de verificar os efeitos de um procedimento que fornece acesso a música não-contingente (NCM) somado a um procedimento de reforçamento diferencial de zero respostas (MDRO) na diminuição de estereotipias vocais em duas crianças com TEA, em seus ambientes domiciliares. A análise dos dados foi feita de forma a comparar a frequência de estereotipias vocais nas condições: (i) LB e (ii) NCM+MDRO. Para isso foi utilizado o Delineamento de Reversão ABAB. Os resultados demonstraram que durante as sessões de intervenção os níveis de estereotipias vocais diminuíram enquanto o engajamento em respostas de manipulação de brinquedos aumentou para os dois participantes. Para um dos participantes houve, em média, uma queda de porcentagem do tempo engajado em estereotipias vocais de 74% em LB para uma média de 8,6% durante as sessões de NCM+MDRO; ou seja, uma diminuição de 65,4% com a introdução da VI. Para o outro participante, a média total das porcentagens do tempo engajado em estereotipia nas sessões de LB era de 67% e caiu quase pela metade para 35,2%. O estudo discute as funções mantenedoras dessas respostas vocais repetitivas e se a música, enquanto estímulo reforçador auditivo, ao ser fornecida em esquema de tempo, possa ter alterado as Operações Motivacionais ao engajamento dos participantes nessas vocalizações estereotipadas.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL::PROCESSOS DE APRENDIZAGEM, MEMORIA E MOTIVACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTALpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6593802909497212por


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