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dc.contributor.authorSilva, Lucas Nildaimon dos Santos
dc.date.accessioned2021-08-23T14:23:00Z
dc.date.available2021-08-23T14:23:00Z
dc.date.issued2021-05-25
dc.identifier.citationSILVA, Lucas Nildaimon dos Santos. Curriculum learning applied to the combined algorithm selection and hyperparameter optimization problem. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14791.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14791
dc.description.abstractAutoML has the goal to find the best Machine Learning (ML) pipeline in a complex and high dimensional search space by evaluating multiple algorithm configurations. Training multiple ML algorithms is time costly, and as AutoML tools usually obey a time constraint, the exploration of the search space may find sub-optimal results. In this work, we explore the application of curriculum learning techniques to overcome this limitation. Curriculum learning and anti-curriculum learning are strategies for ordering examples during model training based on their difficulty. These have shown to improve model performance and accelerate the training process on previous empirical investigations using optimization-based models. We apply and compare curriculum strategies on two optimizers of an AutoML system to accelerate the search space exploration and find good performing machine learning pipelines with efficiency. The results indicate that AutoML can benefit from a curriculum strategy. In most of the evaluated scenarios, the curriculum strategies led the AutoML algorithm to better classification results.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoengeng
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAutoMLeng
dc.subjectCurriculum learningeng
dc.subjectMachine learningeng
dc.subjectAprendizagem curricular,por
dc.subjectAprendizagem de máquinapor
dc.titleCurriculum learning applied to the combined algorithm selection and hyperparameter optimization problemeng
dc.title.alternativeAprendizagem de currículo aplicada ao problema de seleção de algoritmo e otimização de hiperparâmetros combinadospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Diego Furtado
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7662777934692986por
dc.description.resumoA automatização do aprendizado de máquina (AutoML) tem como objetivo encontrar o melhor pipeline de aprendizado de máquina (ML) em um espaço de pesquisa complexo e de grande dimensionalidade, avaliando várias configurações de algoritmos. O treinamento de vários algoritmos de ML custa tempo e, como as ferramentas de AutoML geralmente obedecem a uma restrição de tempo, a exploração do espaço de pesquisa pode encontrar resultados abaixo do ideal. Neste trabalho, exploramos a aplicação de técnicas de aprendizado de currículo para superar essa limitação. A aprendizagem curricular e a aprendizagem anticurricular são estratégias para ordenar exemplos durante o treinamento do modelo com base em sua dificuldade. Estes mostraram melhorar o desempenho de modelos e acelerar o processo de treinamento em investigações empíricas anteriores usando modelos baseados em otimização. Aplicamos e comparamos estratégias de currículo em dois otimizadores de um sistema AutoML para melhorar a exploração do espaço de pesquisa e encontrar pipelines de aprendizado de máquina de bom desempenho com eficiência. Os resultados indicam que o AutoML pode se beneficiar de uma estratégia curricular. Na maioria dos cenários avaliados, as estratégias de currículo levaram o algoritmo AutoML a melhores resultados de classificação.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computação - PPGCCpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAOpor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: Código de Financiamento 001por
dc.description.sponsorshipIdB2W Digital: 23112.000186/2020-97por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8184553373198951por


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