dc.contributor.author | Serrano, Ana Veronica | |
dc.date.accessioned | 2021-08-26T19:19:48Z | |
dc.date.available | 2021-08-26T19:19:48Z | |
dc.date.issued | 2021-06-18 | |
dc.identifier.citation | SERRANO, Ana Veronica. Aquisição de conceitos e de habilidades sociais por uma criança com cegueira dos anos iniciais do ensino fundamental. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14807. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14807 | |
dc.description.abstract | Considering the positive relationship between social skills and academic performance, this study aimed to: a) develop, implement and evaluate a thematic project of science concepts based on concrete models for a room in the early years of elementary school, with a blind student and, b) characterize the social skills and social status of this student. This is a research-action study, with a qualitative approach and descriptive design, which included the participation of a student with acquired blindness without other disabilities, from the 2nd year of elementary school at a public school, his teacher at the regular classroom, and classmates as informants. Three broader concepts related to the area of natural sciences were developed by the teacher in the school space, considering the principles of Universal Design for Learning: water cycle; photosynthesis and fruits. The description and analysis of pedagogical mediations were recorded in the Protocol for registration and evaluation of curricular pedagogical activities. The acquisition of concepts was evaluated by means of specific questions asked to the blind student about such concepts and the answers, recorded in audio and recorded in the field diary. For the analysis of the data, categories of analysis were elaborated about the mediated concepts. To assess the social status and social skills of the participant, the Sociometric Referral Protocol and the Social Skills Assessment System were used, whose data were analyzed based on the manual of the instruments (social status and social skills). Although the scarcity of time and limited support for the preparation of resources are configured as major challenges faced, there were positive changes in the conceptual learning of blind student, in his social status and gains for the school community where the research was developed. The student presented a good repertoire of social skills, both in self-assessment, in the evaluation of the mother and the teacher. However, it was identified that, although the student has a specialist teacher in braille at school, there is a need for investments to improve the student's overall academic performance. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Especial | por |
dc.subject | Cegueira | por |
dc.subject | Aquisição de conceitos | por |
dc.subject | Habilidades sociais | por |
dc.subject | Status social | por |
dc.subject | Special education | eng |
dc.subject | Blindness | eng |
dc.subject | Acquisition of concepts | eng |
dc.subject | Social skills | eng |
dc.subject | Social status | eng |
dc.title | Aquisição de conceitos e de habilidades sociais por uma criança com cegueira dos anos iniciais do ensino fundamental | por |
dc.title.alternative | Acquisition of concepts and social skills by a blind child from the early years of elementary education | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Costa, Carolina Severino Lopes da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0303439637261272 | por |
dc.description.resumo | Considerando a relação positiva entre habilidades sociais e desempenho acadêmico, este estudo objetivou: a) elaborar, implementar e avaliar um projeto temático de conceitos de Ciências com base em modelos concretos para uma sala dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com um aluno com cegueira e, b) caracterizar as habilidades sociais e o status social desse aluno. Trata-se de um estudo do tipo pesquisa-ação, com abordagem qualitativa e delineamento descritivo, que contou com a participação de um estudante com cegueira adquirida sem outros comprometimentos, do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal, sua professora da sala de aula regular, e os colegas da sala como informantes. Três conceitos mais amplos relacionados a área de ciências naturais, foram desenvolvidos pela professora no espaço escolar, considerando os preceitos do Desenho Universal para a Aprendizagem: ciclo da água; fotossíntese e, frutas. A descrição e análise das mediações pedagógicas foram registradas no Protocolo para registro e avaliação das atividades pedagógicas curriculares. A aquisição de conceitos foi avaliada por meio de questões específicas feitas ao aluno com cegueira sobre tais conceitos e as respostas, gravadas em áudio e registradas no diário de campo. Para a análise dos dados foram elaboradas categorias de análise acerca dos conceitos mediados. Para avaliar o status social e as habilidades sociais do participante, foram utilizados o Protocolo de Indicação Sociométrico e o Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais, cujos dados foram analisados com base no manual dos instrumentos (status social e habilidades sociais). Embora a escassez do tempo e limitado apoio para a confecção dos recursos configurarem-se como grandes desafios enfrentados, houve mudanças positivas na aprendizagem conceitual do estudante com cegueira, em seu status social e ganhos para a comunidade escolar onde a pesquisa foi desenvolvida. O aluno apresentou um bom repertório de habilidades sociais, tanto na autoavaliação, na avaliação da mãe e da professora. Identificou-se, contudo que, apesar do aluno contar com um professor especialista em braille na escola, há a necessidade de investimentos para melhorar o desempenho acadêmico geral do estudante. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEs | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/4054865559388790 | por |