Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMacedo Junior, Ederaldo Bueno de
dc.date.accessioned2021-08-30T12:20:13Z
dc.date.available2021-08-30T12:20:13Z
dc.date.issued2021-08-05
dc.identifier.citationMACEDO JUNIOR, Ederaldo Bueno de. O uso do teatro para introdução da Astronomia no ensino médio. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14816.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14816
dc.description.abstractThe active participation of students in activities that make sense to them is a very promising alternative to make Physics teaching more interesting and accessible. For that, students must be engaged in creative processes, through which they can act as young scientists communicating science. Another important factor in this process is the contextualization of subjects to be learned in the classroom with their daily lives, even though they have a more theoretical character, through theories and mathematical models, or a more observational character, through experiments or analysis of natural phenomena. Learning science through theater has the potential to bring together science and art inquiry. Students can learn science in a creative way while implementing a theatrical performance related to scientific concepts. In this work we use theater as a teaching methodology to introduce astronomy concepts in high school. We developed the script for a play called “Crazy System”, which was presented at a science fair at a private school in Mogi Guaçu city at São Paulo state. In the theatrical performance we explore concepts such as the geocentric and heliocentric systems, the movements of the Sun, Earth and Moon, days, nights, seasons, solar and lunar eclipses, tides, among others. The play was conducted by the teacher and the students themselves and presented to a general audience, quite diverse, in a playful and fun way. With this proposal it was possible to make the students understand the scientific concepts and the phenomena addressed, as well as to develop a spirit of cooperation and teamwork, allowing them to actively participate in the negotiation of the scientific concepts covered in the play, developing creative and thinking skills. Furthermore, as a dissemination activity, the students' theatrical performance contributed significantly to bring the school closer to society and to develop their own social and entrepreneurial skills.por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTeatropor
dc.subjectAstronomiapor
dc.subjectTheaterpor
dc.subjectAstronomypor
dc.subjectPhysics teachingpor
dc.subjectHigh schoolpor
dc.subjectEnsino de físicapor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.titleO uso do teatro para introdução da Astronomia no ensino médiopor
dc.title.alternativeThe use of theater to introduce Astronomy in high schoolpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Souza, James Alves
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2212240621620011por
dc.contributor.advisor-co1Benedetti Filho, Edemar
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5963704923612696por
dc.description.resumoA participação ativa dos alunos em atividades que fazem sentido para os mesmos é uma alternativa muito promissora para tornar o ensino de Física mais interessante e acessível. Para isso os estudantes devem ser engajados em processos criativos, através dos quais eles poderão agir como jovens cientistas comunicando a ciência. Outro fator importante neste processo é a contextualização dos assuntos a serem aprendidos em sala de aula com o cotidiano deles, mesmo estes tendo um caráter mais teórico, através de teorias e modelos matemáticos, ou um caráter mais observacional, através de experimentos ou análises dos fenômenos da natureza. O ensino de ciências através do teatro tem o potencial de reunir investigação científica e artística. Os alunos podem aprender ciência de uma forma criativa enquanto implementam uma performance teatral dos conceitos científicos relacionados. Neste trabalho utilizamos o teatro como metodologia de ensino para introduzir conceitos de astronomia no ensino médio. Desenvolvemos o roteiro de uma peça de teatro intitulada como “Sistema Maluco”, a qual foi apresentada em uma feira de Ciências de uma escola particular da cidade de Mogi Guaçu no interior de São Paulo. Nas encenações teatrais trabalhamos conceitos como o sistema geocêntrico e heliocêntrico, os movimentos do Sol, da Terra e da Lua, dias, noites, estações do ano, eclipses solares e lunares, marés, entre outros. A peça foi conduzida pelo professor e pelos próprios alunos e apresentada para um público geral, bastante diversificado, de uma maneira lúdica e divertida. Com esta proposta foi possível fazer com que os alunos compreendessem os conceitos científicos e os fenômenos abordados, assim como desenvolver um espírito de cooperatividade e trabalho em grupo, permitindo que eles participassem ativamente da negociação dos conceitos científicos abordados na peça, desenvolvendo habilidades de pensamento crítico e criativo. Adicionalmente, por ser uma atividade de divulgação, a atuação teatral dos alunos contribuiu de maneira significativa para aproximar a escola da sociedade e para desenvolver suas próprias competências sociais e empreendedoras.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - PROFIS-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApor
dc.description.sponsorshipId001por
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0583766356260397por


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil