dc.contributor.author | Ismerim, Julia de Camargo | |
dc.date.accessioned | 2021-09-13T16:32:38Z | |
dc.date.available | 2021-09-13T16:32:38Z | |
dc.date.issued | 2021-08-10 | |
dc.identifier.citation | ISMERIM, Julia de Camargo. O ensino de botânica no ensino médio sob a perspectiva da complexidade. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14891. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14891 | |
dc.description.abstract | Fragmented knowledge has several impacts on the life of the learner because, in this way,
knowledge is worked in such a way that concepts are isolated and distanced from the observer.
One of the results of knowledge fragmentation is "Botanic Blindness", characterized by the
difficulty to recognize the presence of plants in everyday life. Complexity challenges this
simplifying view of knowledge by considering the world as a system. The main goal of this
work was to know the participants' perception about Botany, and also to reflect about the
possibility of inserting the Complexity perspective in the teaching of Botany in High School.
To this end, we first searched for Botany concepts in the different Education guidelines directed
to the teaching of Biology in High School, and then we prepared a dissertative questionnaire to
know the perceptions of people who finished High School between 2015 and 2019, about
Botany, which was answered by 50 participants. The answers indicated a difficulty in
establishing correlations between Botany and other subjects, demonstrating a simple vision in
the perception of the participants, and it was also noted an impact of specialization, directing
the look of the participants to the theme from different perspectives. | por |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Complexidade | por |
dc.subject | Botânica | por |
dc.subject | Ensino médio | por |
dc.subject | Teoria sistemica | por |
dc.subject | Cegueira botânica | por |
dc.subject | Complexity | eng |
dc.subject | Botany | eng |
dc.subject | High School | eng |
dc.subject | Systemic Theory | eng |
dc.subject | Botanical Blindness | eng |
dc.title | O ensino de botânica no ensino médio sob a perspectiva da complexidade | por |
dc.title.alternative | Botanical teaching in high school from the perspective of complexity | por |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Fernandes, Hylio Laganá | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1315602045624096 | por |
dc.description.resumo | O conhecimento fragmentado tem diversos impactos sobre a vida do discente pois, deste modo,
o saber é trabalhado de modo que os conceitos são isolados e distanciados do observador. Um
dos resultados da fragmentação do conhecimento é a “Cegueira Botânica”, caracterizada pela
dificuldade de reconhecer a presença das plantas no cotidiano. Na Complexidade é contestada
essa visão simplificadora do conhecimento considerando o mundo como um sistema. Este
trabalho teve como principal objetivo conhecer a percepção dos participantes sobre a Botânica
e também refletir sobre a possibilidade de inserir a perspectiva da Complexidade no ensino de
Botânica no Ensino Médio. Para isso, primeiramente foi feita uma busca por conceitos de
Botânica nas diferentes diretrizes de Educação direcionadas ao ensino de Biologia no Ensino
Médio e, em seguida, foi elaborado um questionário dissertativo para conhecer as percepções,
de pessoas que concluíram o Ensino Médio entre 2015 e 2019, acerca da Botânica, que foi
respondido por 50 participantes. As respostas indicaram uma dificuldade em estabelecer
correlações entre a Botânica e outros temas, demonstrando uma visão simples na percepção dos
participantes, e notou-se também um impacto da especialização, direcionando o olhar dos
participantes ao tema sob diferentes perspectivas. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/6601720840633996 | por |
dc.publisher.course | Ciências Biológicas - CBL-So | por |