Show simple item record

dc.contributor.authorSechinato, Juliana Spagnol
dc.date.accessioned2021-09-14T11:12:10Z
dc.date.available2021-09-14T11:12:10Z
dc.date.issued2021-08-13
dc.identifier.citationSECHINATO, Juliana Spagnol. Se eu estou com o microfone, eu estou com o poder? Humor produzido por mulheres em performance ao vivo. 2021. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14893.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14893
dc.description.abstractThis thesis analyzes the insertion of women as subjects of humor, more specifically of stand-up comedy, whose professional trajectories and performative constructions are marked by difference and the place of inequality they occupy. Based on a qualitative methodology grounded in interviews with 25 research interlocutors, on the analysis of internet videos and bibliographical research, I support the ambivalences in the debates about women as producers of humor, thinking about the key to the exercise of power. I argue that these ambivalences indicate shifts towards those that were not previously considered as producers of humor, while there are permanencies. Through performance studies, studies on laughter and humor, gender studies and studies on women and humor, I seek the comic making of the stand-up comedy and its power effects on the research interlocutors. I analyze the dispute for professional spaces between the circuits of comedians and the performative strategies of the research interlocutors, seeking how these women organize themselves, establishing ties and networks, to produce and create their own scenes and how this movement also reflects a greater diversification of the stand-up consumer audience. I explore the themes of women's narratives in stand-up comedy and argue for how they are motivated by their “annoyances”. Finally, I argued that, with the success of the performance, there is an exercise of power and transit of status by the comedians, who find in stand-up comedy a comedy model that allows them to control the comic narrative of that time and stage space without taking on other characters.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectStand-up comedypor
dc.subjectEstudos de Gêneropor
dc.subjectEstudos da Performancepor
dc.subjectMulheres e humorpor
dc.subjectComédiapor
dc.subjectRisopor
dc.subjectWomen and humoreng
dc.subjectComedyeng
dc.subjectLaughtereng
dc.titleSe eu estou com o microfone, eu estou com o poder? Humor produzido por mulheres em performance ao vivopor
dc.title.alternativeIf I have the microphone, do I have the power? The humour produced by women in live performanceseng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Leite Jr, Jorge
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7253561448346772por
dc.description.resumoEsta tese analisa a inserção das mulheres como agentes de humor, mais especificamente de humor stand-up comedy, cujas trajetórias profissionais e construções performáticas são marcadas pela diferença e pelo lugar de desigualdade que ocupam. A partir de uma metodologia qualitativa alicerçada em entrevistas com 25 interlocutoras de pesquisa, em análise de vídeos da internet e pesquisa bibliográfica, analiso as ambivalências nos debates sobre o humor produzido por mulheres e sobre as mulheres produtoras de humor, pensado na chave do exercício do poder. Argumento que essas ambivalências indicam deslocamentos para aquelas que antes não eram consideradas como produtoras de humor, ao mesmo tempo em que há permanências. Por meio dos estudos da performance, estudos sobre o riso e o humor, estudos de gênero e estudos sobre as mulheres e o humor, busco o fazer cômico da stand-up comedy e seus efeitos de poder sobre as comediantes e suas produções performáticas. Analiso a disputa de espaços profissionais entre os circuitos de comediantes e as estratégias performáticas e profissionais das interlocutoras de pesquisa, buscando como estas mulheres se organizam, estabelecendo laços e redes, para produzirem e criarem suas próprias cenas e como este movimento também reflete maior diversificação do público consumidor da stand-up e das narrativas cômicas. Exploro os temas das narrativas das mulheres na stand-up comedy e argumento como estes são motivados por seus “incômodos”. Por fim, defendo que, com o êxito da performance, há um exercício de poder e trânsito de status das comediantes, que encontram, na stand-up comedy, um modelo de comédia que as possibilita controlar a narrativa cômica daquele tempo e espaço de palco sem assumir personagens outros.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologia - PPGSpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICASpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5592219881899486por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil