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dc.contributor.authorSouza, Tamires de Lima
dc.date.accessioned2021-09-14T21:04:59Z
dc.date.available2021-09-14T21:04:59Z
dc.date.issued2021-09-06
dc.identifier.citationSOUZA, Tamires de Lima. Saberes tradicionais e tabus entre mulheres ribeirinhas do Lago Amanã (AM) e quilombolas do Vale do Ribeira (SP). 2021. Dissertação (Mestrado em Sustentabilidade na Gestão Ambiental) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14897.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14897
dc.description.abstractFood prohibitions involve cultural, social, and biological factors that impact the way individuals interact with natural resources in their environment. This dissertation aimed to understand how food taboos and restrictions are structured among ribeirinhas women of Amanã Lake (AM) and quilombolas of Ribeira Valley (SP). To this end, we have adopted an ethnographic-oriented ethnoecological approach in the field. During the fieldwork, we combined the use of participant observation, informal conversations, and semi-structured interviews. We have documented 97 food items under restriction, 56 among quilombolas, and 51 items cited by the ribeirinhas. Hot-cold/dry-wet syndrome was prevalent in the Ribeira Valley while the system of reima dominated the reports in the Amanã Lake. Making use of categories of purity and ambiguity proposed by Mary Douglas we could access the classificatory (or epistemic) dimension of items subject to interdictions. Based on Philippe Descola’s theory of analogism, we infer the ontological foundations of local beliefs in danger related to taboos in the two ethnographic contexts. In this perspective, we could observe relevant similarities between the two areas. In sum, the comparative fashion of this study points out some regularities with which beliefs in taboos can manifest in the Brazilian rural context in general.por
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEtnoecologiapor
dc.subjectRestrições alimentarespor
dc.subjectSíndrome quente-frio/seco-úmidopor
dc.subjectReimapor
dc.subjectAbordagem epistemológicapor
dc.subjectOntologiapor
dc.subjectEthnoecologyen
dc.subjectFood restrictionsen
dc.subjectHot-cold/dry-wet syndromeen
dc.subjectReimaen
dc.subjectEpistemological approachen
dc.subjectOntologyen
dc.titleSaberes tradicionais e tabus entre mulheres ribeirinhas do Lago Amanã (AM) e quilombolas do Vale do Ribeira (SP)por
dc.title.alternativeTraditional knowledge and taboos among ribeirinhas women of the Amanã Lake (AM) and quilombolas of the Ribeira Valley (SP)en
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Prado, Helbert Medeiros
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7266995448306223por
dc.description.resumoProibições alimentares envolvem fatores culturais, sociais e biológicos que impactam o modo como os indivíduos interagem com os recursos naturais de seu meio. Essa dissertação buscou compreender como se estruturam os tabus e restrições alimentares entre mulheres ribeirinhas do Lago Amanã (AM) e quilombolas do Vale do Ribeira (SP). Para isso, utilizamos uma abordagem etnoecológica de orientação etnográfica em campo. Durante os trabalhos de campo combinamos observação participante, conversas informais e entrevistas semiestruturadas. A análise dos resultados se deu em termos quantitativos e qualitativos. Foram documentados 97 itens alimentares sob restrição, sendo 56 entre quilombolas e 51 entre ribeirinhas. A síndrome quente-frio/seco-úmido predominou no Vale do Ribeira e o sistema da reima no Lago Amanã. Fazendo uso das categorias de pureza e ambiguidade propostas por Mary Douglas, pudemos acessar a dimensão classificatória (ou epistêmica) dos itens passíveis de interdições. Com base no analogismo de Philippe Descola, inferimos sobre as bases ontológicas das noções locais de perigo relacionadas aos tabus nos dois contextos. Nessa perspectiva, observamos importantes semelhanças entre as duas áreas. Em síntese, o caráter comparativo deste estudo aponta para certas regularidades no modo como as crenças em tabus podem se manifestar no contexto rural brasileiro em âmbito geral.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sustentabilidade na Gestão Ambiental - PPGSGA-Sopor
dc.subject.cnpqOUTROS::CIENCIASpor
dc.description.sponsorshipIdProcesso 2019/18730-1por
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8234134830532293por


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