Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorFernandes, Suélen Maira Xavier
dc.date.accessioned2021-10-18T10:40:40Z
dc.date.available2021-10-18T10:40:40Z
dc.date.issued2021-06-28
dc.identifier.citationFERNANDES, Suélen Maira Xavier. Famosos que leem: uma análise discursiva de enunciações orgulhosas ou envergonhadas acerca da leitura. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15014.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15014
dc.description.abstractThis undergraduate thesis, a work of course conclusion, inserted in the research project conducted by Profa. Dr. Luzmara Curcino, entitled “Proud readers, shamed readers: emotions in discourses about reading”, aims to raise and constitute a very specific corpus of statements about reading, obtained from interviews with famous people and published in national newspapers and magazines from different segments, available on the internet. We search in which there some mention, motivated (when, due to a question, they were asked to talk about themselves), or spontaneous (when even without being asked about it, they issued comments) about the reading or about themselves as readers. More specifically, we selected statements in which was expressed some emotions in relation to reading and the reading condition, like 'pride', 'shame' and, eventually, 'nostalgia'. In this work we constitute a concise and specific corpus of statements in which these emotions about reading were expressed in interviews given by nationally known personalities from the cultural field. Supported by some principles of Discourse Analysis and Cultural History of Reading, we observe how, in terms of reading, certain statements can be polemically received, require retraction, and became a reason for the 'shame' by their enunciators, or, on the other hand, became a sufficient reason for the display of 'pride' of being a reader.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDiscursos sobre a Leiturapor
dc.subjectVergonhapor
dc.subjectOrgulhopor
dc.subjectFamosospor
dc.subjectEntrevistaspor
dc.subjectDiscourses about Readingeng
dc.subjectShameeng
dc.subjectPrideeng
dc.subjectFamouseng
dc.subjectInterviewseng
dc.titleFamosos que leem: uma análise discursiva de enunciações orgulhosas ou envergonhadas acerca da leiturapor
dc.title.alternativeFamous people who read: a discursive analysis of proud or shamed statements about readingeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Ferreira, Luzmara Curcino
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4849994635754652por
dc.contributor.advisor-co1Santos, Rafael Borges Ribeiro
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0304920379486430por
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso, inserido no projeto de pesquisa conduzido pela Profa. Dra. Luzmara Curcino, intitulado “Leitores orgulhosos, leitores envergonhados: as emoções em discursos sobre a leitura”, teve como objetivo levantar e constituir um corpus bem específico de enunciados sobre a leitura, obtidos em entrevistas com famosos publicadas em jornais e revistas nacionais de diferentes segmentos, e disponíveis na internet. Buscamos entrevistas em que houvesse alguma menção, fosse ela motivada (quando, em função de uma pergunta, foram solicitados a falar de si), fosse ela espontânea (quando mesmo sem que fossem questionados a respeito, emitiram comentários) sobre a leitura ou sobre eles próprios como leitores. De modo mais específico, selecionamos enunciados em que eram também expressas certas emoções mais comuns em relação à leitura e à condição leitora, a saber, o ‘orgulho’, a ‘vergonha’ e, eventualmente, a ‘nostalgia’. Neste TCC constituímos um corpus conciso e específico de enunciados em que essas emoções sobre a leitura foram expressas em entrevistas concedidas por personalidades do campo cultural, conhecidas nacionalmente. Apoiados em alguns princípios da Análise do discurso e da História cultural da leitura, observamos como, em matéria de leitura, certas declarações podem ser recebidas de forma polêmica e, por isso, exigirem retratações, serem, portanto, razão para ‘vergonha’ de seus enunciadores, ou, por outro lado, razão suficiente para a ostentação de ‘orgulho’ de ser ou de saber enunciar de modo a parecer ser leitor, tal como a imagem idealizada que compartilhamos socioculturalmente acerca dessa prática.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5648819215003503por
dc.publisher.courseLinguística - Lingpor


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil