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dc.contributor.authorRodrigues, Flavia Baldacini Navarro
dc.date.accessioned2021-11-19T13:43:35Z
dc.date.available2021-11-19T13:43:35Z
dc.date.issued2021-08-20
dc.identifier.citationRODRIGUES, Flavia Baldacini Navarro. Avaliação na aula de música? Um estudo com professores de música da Rede de Ensino Municipal de São Carlos/SP. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15127.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15127
dc.description.abstractThis is an exploratory study which sought to investigate the assessment of student learning process in Music classes at the Municipal Education Network of São Carlos/SP. The specific objectives of this work are: to verify how the formation and professional performance of teachers takes place as well as to know the planning and types of assessment that these teachers know and practice; analyze the evaluation criteria used to assess students' musical learning and identify which musical content is being evaluated. The theoretical framework used to analyze data was formed from the ideas of four authors: Haydt (2008), Hoffmann (2009), Luckesi (2011a; 2011b) and Zabala (1998) who deal with: the concept of evaluation, types of assessment, assessment instruments, assessment results and its benefits for the daily lives of teachers and students. In order to deal specifically with the assessment in Music class, we used the ideas of the author Swanwick (2003; 2014), who discusses criteria and suggestions for assessing musical learning. The online questionnaire was used as an instrument for data collection and, for data processing, the content analysis was organized into categories based on the specific objectives of this work. The questionnaire was sent by e-mail to all eleven teachers who work in the municipality teaching music classes, with responses from seven of them (response rate of 63.6%). The analysis of the answers shows that the teachers are young, most of them have a degree in Music, and they also declare to feel some kind of difficulty in evaluating their students. In addition, the assessments most used by them are diagnostic and formative, and the most voted assessment tool was observation. Other data from the analysis framed the teachers' evaluation criteria in the dimensions of Materials and Swanwick's Expression (2014). Finally, the content that teachers assess is of an attitudinal, conceptual and procedural nature, according to Zabala (1998), with a prevalence of the attitudinal nature. In the final considerations, two suggestions for assessment that can be used in large classes are presented: the minute paper (MENEZES, 2010) and compositions in small groups.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação musicalpor
dc.subjectAvaliação da aprendizagempor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectMusic educationeng
dc.subjectLearning assessmenteng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.titleAvaliação na aula de música? Um estudo com professores de música da Rede de Ensino Municipal de São Carlos/SPpor
dc.title.alternativeAssessment in music class? A study with teachers of music from the Municipal Education Network of São Carlos/SPeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Galizia, Fernando Stanzione
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4007795540173093por
dc.description.resumoEste trabalho é um estudo exploratório que buscou investigar a percepção dos professores sobre a avaliação da aprendizagem dos alunos nas aulas de Música da Rede Municipal de Ensino de São Carlos/SP. Os objetivos específicos do trabalho são: analisar como é ou se deu a formação e a atuação profissional dos professores, conhecer o planejamento e os tipos de avaliação que esses professores conhecem e praticam; analisar os critérios de avaliação utilizados para avaliar aprendizagens musicais dos alunos e explorar quais conteúdos musicais estão sendo avaliados. O referencial teórico utilizado para analisar os dados se formou a partir das ideias de quatro autores: Haydt (2008), Hoffmann (2009), Luckesi (2011a; 2011b) e Zabala (1998) que tratam sobre: o conceito de avaliação, tipos de avaliação, processos de avaliação, resultados da avaliação e seus benefícios para o cotidiano de professores e alunos. E para tratar especificamente sobre a avaliação na aula de Música, utilizou se as ideias do autor Swanwick (2003; 2014), que discorre sobre critérios e sugestões de avaliação da aprendizagem musical. Como instrumento para coleta de dados utilizou-se o questionário online e, para tratamento dos dados, a análise de conteúdo, organizado em categorias baseadas nos objetivos específicos deste trabalho. O questionário foi enviado por e-mail a todos os onze professores que trabalham no município ministrando aulas de Música, obtendo-se resposta de sete deles (taxa de resposta de 63,6%). A partir da análise das respostas têm-se que os professores são jovens, a maioria possui Licenciatura em Música, e também declaram sentir algum tipo de dificuldade para avaliar seus alunos. Além disso, as avaliações mais utilizadas por eles são as diagnósticas e formativas e o processo avaliativo mais votado foi a observação. Outro dado da análise enquadrou os critérios avaliativos dos professores nas dimensões dos Materiais e da Expressão de Swanwick (2014). Por fim, os conteúdos que os professores avaliam são de caráter atitudinal, conceitual e procedimental, de acordo com Zabala (1998), com prevalência dos de cunho atitudinal. Nas considerações finais também se apresentou duas sugestões de avaliações que podem ser usadas em turmas numerosas como produto: o papel minuto (MENEZES, 2010) e as composições em pequenos grupos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8198583180522383por


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