Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPaladini, Mariana Antero
dc.date.accessioned2021-12-10T11:13:00Z
dc.date.available2021-12-10T11:13:00Z
dc.date.issued2021-12-02
dc.identifier.citationPALADINI, Mariana Antero. Investigando a segurança de estudantes de pedagogia para ensinar ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15330.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15330
dc.description.abstractHistorically, the mandatory teaching of science in the early years in Brazil can be considered recent. Currently, when entering the classroom in the early years of elementary school, the pedagogue should be able to work with specific knowledge of all the areas designated in the mandatory school curriculum, including Nature Sciences. For this, the teacher needs to have a minimum understanding of these areas, and, with this knowledge at his or her disposal, be able to critically interpret, select, adapt, evaluate, and build a new understanding of topics in Natural Sciences together with the student. Self-confidence is an important variable for the teacher to achieve his or her goals in the classroom. Within this scope, we seek, from the virtual monitoring of the subject "CIÊNCIAS: conteúdos e seu ensino", to answer the following question: Do Pedagogy students enrolled in the course "CIÊNCIAS: conteúdos e seu ensino" feel comfortable to teach science in the early years of elementary school? To answer this question, we sought to achieve the following general objective: identify the factors interfering in the self-confidence of Pedagogy students to approach topics of Nature Sciences in the early years of elementary school, aiming to subsidize the improvement of the initial formation of teachers to teach Nature Sciences in the early years of elementary school. The data was collected through questionnaires using Google Forms and Thematic Forums held in the Virtual Learning Environment of UFSCar (AVA - moodle platform). We observed the contribution of the students' memories of school experiences in the construction of their conceptions of science, scientist and their relation with science teaching, along with their feeling of security or insecurity when approaching topics of Natural Sciences in the classroom. On the other hand, we noticed that among the several factors that contribute to the confidence of these teachers, the main one is the fact that they can critically analyze their experiences, them being good or bad, and thus build their theoretical repertoire of specific knowledge and pedagogical practices, and mainly realize that they are able to do this throughout their continuous process of teacher education.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectAnos iniciais do ensino fundamentalpor
dc.subjectSegurançapor
dc.subjectScience teachingeng
dc.subjectEarly years of elementary schooleng
dc.subjectSelf-confidenceeng
dc.titleInvestigando a segurança de estudantes de pedagogia para ensinar ciências nos anos iniciais do ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeResearching pedagogy students' self-confidence to teach science in the early years of elementary schooleng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Galletti, Rebeca Chiacchio Azevedo Fernandes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1165657786360823por
dc.description.resumoHistoricamente, a obrigatoriedade do ensino de ciências nos anos iniciais no Brasil pode ser considerada recente. Atualmente, ao entrar em sala de aula nos anos iniciais do ensino fundamental, o pedagogo deve ser capaz de trabalhar com conhecimentos específicos de todas as áreas designadas no currículo obrigatório escolar, inclusive as Ciências da Natureza. Para isso ele precisa contar com o mínimo de entendimento a respeito destas áreas, além de ser capaz de com esses conhecimentos em mãos, interpretar criticamente, selecionar, adaptar, avaliar e construir uma nova compreensão sobre tópicos de Ciências da Natureza juntamente com o aluno. A segurança é uma variável importante para que o docente consiga atingir seus objetivos em sala de aula. Dentro desse panorama, buscamos, a partir do acompanhamento virtual da disciplina CIÊNCIAS: conteúdos e seu ensino, responder à questão: Estudantes de Pedagogia inscritos na disciplina CIÊNCIAS: conteúdos e seu ensino sentem-se seguros para ensinar ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Para responder essa questão buscamos atingir o seguinte objetivo geral: Identificar fatores interferentes na segurança de estudantes de Pedagogia para abordar tópicos de Ciências da Natureza nos anos iniciais visando subsidiar o aprimoramento da formação inicial de professores para o ensino de Ciências da Natureza nos anos iniciais do ensino fundamental. Coletamos dados através de questionários feitos no Google Forms e Fóruns Temáticos realizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem da UFSCar (AVA - plataforma moodle). Observamos a contribuição das lembranças de vivências escolares dos estudantes na construção de suas concepções de Ciência, cientista e sua relação com o ensino de ciências, juntamente com seu sentimento de segurança ou insegurança ao abordar tópicos de Ciências da Natureza em sala de aula. Por outro lado, percebemos que, dentre os diversos fatores que contribuem para o sentimento de segurança desses professores, o principal é o fato deles conseguirem analisar criticamente suas experiências, boas ou ruins, e assim construírem seu repertório teórico de conhecimentos específicos e de práticas pedagógicas, e principalmente perceber que é capaz de fazer isso ao longo do seu processo contínuo de formação docente.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2022521201310621por
dc.publisher.coursePedagogia - PedLpor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil