Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorFloriano, Vitória de Lima
dc.date.accessioned2021-12-13T13:51:06Z
dc.date.available2021-12-13T13:51:06Z
dc.date.issued2021-06-24
dc.identifier.citationFLORIANO, Vitória de Lima. A influência da dança nos corpos das crianças pequenas e na construção de suas identidades. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15344.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15344
dc.description.abstractThis work presents the result of a bibliographical research, which sought to understand if the contact with dance and expressive movement influences the bodies of young children and how this happens. Seeking to answer the problem-question “How does dance influence the bodies of young children and the construction of their identities?”, the work is constituted as follows: Chapter I brings a memorial that reports a little about the author's trajectory regarding to object of research, contextualizing its connection to the theme. Chapter II addresses the concepts of dance, children and childhood that sustain the work, considering dance as an expression in the process of discovery and development of children's cultural identity, as well as reflecting on the insertion of dance in formal education. The results of the investigation reveal that dance influences the development of children's cultural identity in order to enable the discovery of the body, self-knowledge and is capable of giving new meaning to the experiences that children live with their bodies. It was verified that dance enables children to establish relationships between their bodies and the world around them, drawing connections between people and society, forming their identity from their bodies, placing themselves in the community in a critical way.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDançapor
dc.subjectDancepor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectChildreneng
dc.subjectCorpopor
dc.subjectBodyeng
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectIdentityeng
dc.titleA influência da dança nos corpos das crianças pequenas e na construção de suas identidadespor
dc.title.alternativeThe influence of dance on young children's bodies and on the construction of their identitieseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Lombardi, Lucia Maria Salgado dos Santos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5697508831302188por
dc.description.resumoEste trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa bibliográfica, que buscou compreender se o contato com a dança e o movimento expressivo influenciam os corpos das crianças pequenas e de que forma isso acontece. Buscando responder à questão-problema “Como a dança influencia os corpos das crianças pequenas e a construção de suas identidades?”, o trabalho é assim constituído: o Capítulo I traz um memorial que relata um pouco da trajetória da autora no que diz respeito ao objeto da pesquisa, contextualizando sua conexão ao tema. O Capítulo II aborda os conceitos de dança, de criança e infância que sustentam o trabalho, considerando a dança enquanto expressão no processo de descoberta e desenvolvimento de identidade cultural das crianças, bem como reflete sobre a inserção da dança na educação formal. Os resultados da investigação revelam que a dança influencia o desenvolvimento da identidade cultural das crianças no sentido de possibilitar a descoberta do corpo, o autoconhecimento e é capaz de ressignificar as experiências que as crianças vivem com o seu corpo. Foi verificado que a dança possibilita que as crianças estabeleçam relações entre seus corpos e o mundo que as rodeiam, traçando conexões entre as pessoas e a sociedade, formando sua identidade a partir do seu corpo, se colocando na comunidade de forma de forma crítica.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4682109248555078por
dc.publisher.coursePedagogia - PedL-Sopor


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil