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dc.contributor.authorLima, Larissa Chaves
dc.date.accessioned2021-12-16T22:26:42Z
dc.date.available2021-12-16T22:26:42Z
dc.date.issued2021-11-26
dc.identifier.citationLIMA, Larissa Chaves. Propostas educacionais e assistenciais de uma instituição de surdos localizada no interior de São Paulo: relato de profissionais. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15376.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15376
dc.description.abstractThis study aims to analyze how the Institution located in the interior of the State of São Paulo promotes the social inclusion of deaf subjects through the teaching of Libras and the Portuguese Language, investigating their teaching-learning strategies and the interaction of the subjects in this process, from the perspective of the study of language, from the theories of Vygotsky and Bakhtin.Vygotsky's main theoretical contributions that can be correlated with the teaching of deaf people emphasize the understanding that happens in the proximal development, which demands the interaction between a more experienced and skilled person in the subject and someone who will learn. Being very important this interaction with teachers, interpreters and family members, in addition to socializing with deaf people that are fluent in Libras. In this context, Bakhtin reinforces that language development is based on a dialogic structure, and that it requires constant social interaction. For the methodological procedure of this study, interviews were conducted with two Institution professionals: a teacher and Libras instructor and a social worker in a semi-structured way through the Google Meet application, both lasting around forty minutes. In this sense, Institution presents its pedagogical and care proposal aligned with the development of language, so that the deaf not only acquire learning, but also expands their socialization, both within the family, by emphasizing the necessary literacy of parents, as well as in social interaction. with their peers, in encounters between deaf people with different levels of learning and expression. There is a need to diversify educational approaches, since deaf people have different levels of literacy, socialization, and also tend to acquire homemade signs, which makes the work of a personalized nature, according to the context of each student. Institution has a multi-professional team, which, even in the face of various challenges, such as the pandemic, seeks to maintain active work, remotely, so as not to harm the performance and social development of students.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLíngua de sinaispor
dc.subjectLibraspor
dc.subjectDesenvolvimento de linguagempor
dc.subjectSign languageseng
dc.subjectLibraspor
dc.subjectLanguage developmenteng
dc.titlePropostas educacionais e assistenciais de uma instituição de surdos localizada no interior de São Paulo: relato de profissionaispor
dc.title.alternativeEducational and care proposals of institution for the deaf located in the interior of São Paulo: professionals reportseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Rocha, Daniele Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0948893650052847por
dc.description.resumoO presente estudo visa analisar de que forma a instituição localizada no interior do Estado de São Paulo promove a inclusão social dos sujeitos surdos por meio de ensino de Libras e da Língua Portuguesa investigando suas estratégias de ensino-aprendizagem e a interação dos sujeitos desse processo sob a perspectiva do estudo da linguagem, a partir das teorias de Vygotsky e Bakhtin. As principais contribuições teóricas de Vygotsky que se podem correlacionar com o ensino de surdos enfatizam o entendimento da zona de desenvolvimento próximo, que demanda a interação entre uma pessoa mais experiente e capacitada no tema e alguém que aprenderá, sendo importante para os surdos essa interação na alfabetização com professores, intérpretes e familiares, além do convívio com surdos fluentes em Libras. Nesse contexto, Bakhtin reforça que o desenvolvimento da linguagem possui base na estrutura dialógica e requer constante interação social. Para o procedimento metodológico deste estudo, foram realizadas entrevistas com duas profissionais da Instituição: uma professora e instrutora de Libras e uma assistente social de forma semiestruturadas por meio do aplicativo Google Meet, ambas com duração em torno de quarenta minutos. Nesse sentido, a Instituição apresenta sua proposta pedagógica e assistencial alinhada com o desenvolvimento da linguagem, de forma que o surdo não somente adquira aprendizado, como também amplia sua socialização, tanto no seio familiar, ao enfatizar a necessária alfabetização dos pais, como no convívio com seus pares, nos encontros entre surdos de diferentes níveis de aprendizado. Observa-se a necessidade de diversificar as abordagens educativas, uma vez que surdos apresentam diferentes níveis de alfabetização, socialização, além da aquisição de sinais caseiros, o que torna o trabalho de caráter personalizado, de acordo com o contexto de cada estudante. A Instituição apresenta uma equipe multiprofissional, que mesmo diante de diversos desafios, como a pandemia, busca manter o trabalho ativo, de forma remota, para não prejudicar o desempenho e desenvolvimento social dos alunos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5419972112727177por
dc.publisher.coursePedagogia - PedL-Sopor


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