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dc.contributor.authorAbreu, Camilla Fenley Antas de
dc.date.accessioned2021-12-17T20:34:14Z
dc.date.available2021-12-17T20:34:14Z
dc.date.issued2021-11-29
dc.identifier.citationABREU, Camilla Fenley Antas de. O estágio supervisionado e o Programa em Residência Pedagógica no contexto do Ensino Remoto Não-presencial Emergencial (ENPE) em Pedagogia na Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba (2020). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15379.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15379
dc.description.abstractThis research aims to analyze the characteristics of the remote supervised internship as a control measure for the transmission of COVID-19 for initial teacher training developed in conjunction with the Pedagogical Residency Program. It is important to highlight that, included and adapted to the social distance resulting from the pandemic reality brought by the new coronavirus, the modality of remote education, despite having limits both in relation to Basic Education and University Education, has brought and still brings new possibilities and shows different potentialities for teacher training through remote supervised internship and the Pedagogical Residency Program for teacher training. We seek to understand how remote supervised internships are provided during the first segment of the PRP to students at the Federal University of São Carlos – Sorocaba, as well as its contributions and limitations to the teacher training of its participating fellows. In this sense, it is proposed a documentary research of the internship report delivered as an evaluative resource of the disciplines of Internship in Early Childhood Education, Internship in Elementary School - early years and Internship in Elementary School - final years, the latter being components of the Residency Program Pedagogical in its first segment, held in the last semester of 2020. In addition, it seeks to understand, through existing bibliographic materials on internship, remote teaching, initial teacher training and the Pedagogical Residency Program, the relevance of the internship for the teacher training and the characteristics of supervised internship in the remote modality in teacher training.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino remoto emergencialpor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectEstágio supervisionadopor
dc.subjectPrograma de residência pedagógicapor
dc.subjectCovid-19por
dc.subjectPandemiapor
dc.subjectEmergency remote educationeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectSupervised internshipeng
dc.subjectPedagogical residency programeng
dc.subjectPandemiceng
dc.titleO estágio supervisionado e o Programa em Residência Pedagógica no contexto do Ensino Remoto Não-presencial Emergencial (ENPE) em Pedagogia na Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba (2020)por
dc.title.alternativeThe supervised internship and de Pedagogycal Residency Program in the context of Emergency Remote Teaching (ENPE) in Pedagogy at the Federal University of São Carlos, Sorocaba campus (2020)eng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Coutinho, Luciana Cristina Salvatti
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2688318704089723por
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como finalidade analisar as características do estágio supervisionado remoto para a formação inicial docente desenvolvido de forma articulada ao Programa de Residência Pedagógica (PRP), ofertados no contexto da pandemia de COVID-19 que exigiu medidas de distanciamento social. É importante destacar que, incluso e adaptado ao distanciamento social resultante da realidade pandêmica trazida pelo novo coronavírus, a modalidade da educação remota, apesar de apresentar limites tanto em relação à educação básica como ao ensino superior, trouxe e traz novas possibilidades e evidencia diferentes potencialidades para a formação docente por meio do estágio supervisionado remoto e do Programa de Residência Pedagógica para a formação docente. Busca-se compreender de que maneira se deu o estágio supervisionado remoto durante o primeiro bloco do PRP aos alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos – campus Sorocaba, como também suas contribuições e limitações para a formação docente dos bolsistas dele participantes. Nesse sentido, propõe-se uma pesquisa documental de relatório de estágio entregue como recurso avaliativo das disciplinas de Estágio em Ensino Fundamental - anos iniciais e Estágio em Ensino Fundamental - anos finais, sendo estes últimos, componentes do Programa de Residência Pedagógica em seu primeiro bloco, realizado no último semestre do ano de 2020. Além disso, buscou-se compreender, pelos materiais bibliográficos já existentes sobre estágio, ensino remoto, formação inicial docente e o Programa de Residência Pedagógica, a relevância do estágio para a formação docente e as características do estágio supervisionado na modalidade remota na formação docente.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0815682464705796por
dc.publisher.coursePedagogia - PedL-Sopor


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