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dc.contributor.authorVergamini, Elisa Gamper
dc.date.accessioned2021-12-31T11:38:23Z
dc.date.available2021-12-31T11:38:23Z
dc.date.issued2021-01-14
dc.identifier.citationVERGAMINI, Elisa Gamper. Dynamic modeling and study of the response of three automated guided vehicles proposals. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15417.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15417
dc.description.abstractThe automatically guided vehicles (AGVs) are a technology widely used in industry for the trans portation of the most diverse products. Its advantages in speed, safety and logistics in warehouses or production lines are remarkable. Despite their frequent use, the academy approaches in AGVs are, generally, towards their automation, sensoring and locomotion trails, being little explored, for example, the manufacturing of prototypes and the study and developing of their suspension. Considering the application of AGVs in outdoor environments, such as sandy terrains or snow, the present work intends to investigate three models among those available in market, being: two of them of the unit load type (one with four driving wheels and the other with six wheels, being only the central pair driving) and the third one a forklift with four wheels. More specifically, the linear vertical displacement of the set load + chassis and the angular displacement (pitch) around their gravitational center are evaluated. To reach this, the state space method was applied together with the Matlab - Simulink software in order to obtain the responses in time domain for the inputs pulse, step and ramp. Frequency stability analyses also took place and were performed with the aid of Bode diagrams and maps of poles and zeros for the three systems. All concepts were proved stable, even though the damping (defined with support on literature) was found insufficient for the four-wheel models. Finally, it was verified for all cases that the pitch has more influence on the load then vertical displacement, which brings the need of optimizing damping and stiffness coefficients to attenuate such an effect or even implement an alternative control for the vehicles’ suspension. keywords: AGV, dynamic modeling, suspension, time response, Bode diagrams, stabilityeng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoengeng
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAGVpor
dc.subjectModelagem dinâmicapor
dc.subjectSuspensãopor
dc.subjectResposta no tempopor
dc.subjectDiagrama de Bodepor
dc.subjectEstabilidadepor
dc.subjectDynamic modelingeng
dc.subjectSuspensioneng
dc.subjectTime responseeng
dc.subjectBode diagramseng
dc.subjectStabilityeng
dc.titleDynamic modeling and study of the response of three automated guided vehicles proposalseng
dc.title.alternativeModelagem dinâmica e estudo da resposta de três propostas de veículos guiados automaticamentepor
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Araujo, Luis Antonio Oliveira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3639906702064630por
dc.description.resumoOs veículos automaticamente guiados (AGVs) são uma tecnologia amplamente usada na indústria para o transporte dos mais diversos produtos. Suas vantagens na velocidade, segurança e logística em galpões ou em linhas de produção são notáveis. Apesar de seu frequente emprego, a academia geralmente aborda os AGVs em termos de sua automação, sensoriamento e trilhas de locomoção, sendo pouco investigados, por exemplo, a fabricação de protótipos e a análise e desenvolvimento de suas suspensões. Considerando a aplicação de AGVs em ambiente externos, como terrenos arenosos ou neve, o presente trabalho visa estudar três modelos dentre os vários disponíveis no mercado: dois deles do tipo unit load (um com quatro rodas motoras e o outro com seis rodas, sendo motoras apenas o par central) e o terceiro do tipo empilhadeira com quatro rodas. São avaliados em especial o deslocamento linear vertical do conjunto carga + chassi e o deslocamento angular em torno do centro gravitacional dos AGVs (o chamado pitch). Para tal, aplicou-se o método do espaço de estados em conjunto com o software Matlab - Simulink a fim de obter as respostas no domínio do tempo para as entradas impulso, degrau e rampa. Foram feitas também análises de estabilidade em frequência, com a produção de diagramas de Bode e mapas de polos e zeros dos três sistemas. Foi identificada estabilidade em todos os conceitos avaliados, mas observou-se a insuficiência do amortecimento (definido com auxílio da literatura) para os modelos com quatro rodas. Por fim, verificou-se também que o deslocamento angular tem mais influência sobre a carga do que o deslocamento vertical nos três casos, o que enseja a necessidade de otimizar os coeficientes de amortecimento e rigidez para atenuar tal efeito ou ainda implementar uma alternativa de controle sobre a suspensão dos veículos. Palavras-chave: AGV, modelagem dinâmica, suspensão, resposta no tempo, diagramas de Bode, estabilidade.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINASpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9124155894263719por
dc.publisher.courseEngenharia Mecânica - EMecpor


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