Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPinheiro Junior, Jefferson Buonafina
dc.date.accessioned2022-02-07T20:15:19Z
dc.date.available2022-02-07T20:15:19Z
dc.date.issued2022-01-17
dc.identifier.citationPINHEIRO JUNIOR, Jefferson Buonafina. Experimentos com o Arduino no ensino de Física: estudando conceitos científicos da Termologia. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15546.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15546
dc.description.abstractMotivated by the application of Information and Communication Technologies (ICT) in the teaching of Physics, we developed the scripts for three experimental activities in Thermology using technological tools to be applied to high school students. The proposed experiments, whose data acquisition is automated through the application of thermal sensors and a computer-assisted Arduino board, can compare the heat conduction of different metals, show both qualitatively and quantitatively the difference between water and sand specifications when these materials are heated or cooled simultaneously by the same heat source and determine a thermal property of the specific heat. It is expected that students recognize that different materials have differences in thermal conductivity and understand the importance of the specific heat of water and sand in the formation of sea breezes. The experimental activities of our work, which establish a relationship between the scientific concepts discussed in the classroom and observable phenomena in nature, have the potential to increase the involvement of students in quality and quantity, promoting changes in their beliefs about Physics.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTecnologias da informação e comunicaçãopor
dc.subjectEnsino de físicapor
dc.subjectArduinopor
dc.subjectTermologiapor
dc.subjectInformation and communication technologieseng
dc.subjectPhysics teachingeng
dc.subjectArduinoeng
dc.subjectThermologyeng
dc.titleExperimentos com o Arduino no ensino de Física: estudando conceitos científicos da Termologiapor
dc.title.alternativeExperiments with the Arduino in Physics teaching: studying scientific concepts of Termologyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Soares, Antonio Augusto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8093480629202515por
dc.description.resumoMotivados pela aplicação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ensino de Física, desenvolvemos os roteiros de três atividades experimentais de Termologia utilizando ferramentas tecnológicas para serem aplicadas junto a estudantes do ensino médio. Os experimentos propostos, cuja aquisição de dados é automatizada através da aplicação de sensores térmicos e de uma placa Arduino assistida pelo computador, têm como finalidade comparar a condução de calor por metais distintos, mostrar tanto qualitativamente quanto quantitativamente a diferença entre as temperaturas da água e da areia quando estes materiais são aquecidos ou resfriados simultaneamente pela mesma fonte de calor e determinar a propriedade térmica do calor específico. Espera-se que os discentes reconheçam que diferentes materiais apresentam diferenças de condutibilidade térmica e compreendam a importância do calor específico da água e da areia na formação das brisas marítimas. As atividades experimentais do nosso trabalho, que estabelecem uma relação entre os conceitos científicos discutidos na sala de aula e fenômenos observáveis na natureza, têm potencial para aumentar o envolvimento dos discentes em qualidade e quantidade, promovendo mudanças em suas crenças sobre a Física.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - PROFIS-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3281604287709522por


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil