Show simple item record

dc.contributor.authorValle, Rafael Lopes do
dc.date.accessioned2022-02-23T17:32:23Z
dc.date.available2022-02-23T17:32:23Z
dc.date.issued2021-12-17
dc.identifier.citationVALLE, Rafael Lopes do. Gilda de Mello e Souza e as artes menores. 2021. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15642.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15642
dc.description.abstractThroughout her essays and articles, Gilda de Mello e Souza presents us with a study of what she calls as minor arts. These differ from other artistic productions for being ordinary, applied and closely linked to society. The minor arts are part of a poor aesthetic, so-called by the philosopher, whose object of investigation is the everyday phenomena, futile and without forums of grandeur. Another characteristic that is attributed to the minor arts is that of the well-done, because they require an attachment to minuteness and detail, characteristics that Gilda de Mello e Souza associates with a feminine vision. Therefore, the minor arts are works that are neither historical nor European, in addition to those produced by women. Although they are despised objects, it is seen, throughout our author's work, that the designation given to minor arts should not be taken in a pejorative sense, but viewed by their dignity.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGilda de Mello e Souzapor
dc.subjectFilosofia da artepor
dc.subjectArtes menorespor
dc.subjectArte modernapor
dc.subjectPhilosophy of arteng
dc.subjectMinor artseng
dc.subjectModern arteng
dc.titleGilda de Mello e Souza e as artes menorespor
dc.title.alternativeGilda de Mello e Souza and the minor artseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Nascimento, Luís Fernandes dos Santos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3654785629696808por
dc.description.resumoAo longo de seus ensaios e artigos, Gilda de Mello e Souza nos apresenta um estudo do que ela chama de artes menores. Estas se diferenciam das demais produções artísticas por serem ordinárias, interessadas e intimamente ligadas à sociedade. As artes menores integram uma estética pobre, assim chamada pela filósofa, que tem como objeto de investigação os fenômenos cotidianos, fúteis e sem foros de grandeza. Outra característica que se atribui às artes menores é a do bem-feito, pois exigem um apego à minúcia e ao detalhe, características que Gilda de Mello e Souza associa a uma visão feminina. Assim sendo, fazem parte das artes menores as obras que não são históricas nem europeias, além daquelas produzidas pelas mulheres. Apesar de serem objetos desprezados, vê-se, ao longo da obra de nossa autora, que a designação atribuída às artes menores não deve ser tomada em sentido pejorativo, mas encarada pela sua dignidade.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofia - PPGFilpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::FILOSOFIA BRASILEIRApor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: Código de Financiamento 001por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4154240651138358por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil