Mostrar registro simples

dc.contributor.authorOliveira, Vitória Rodrigues de
dc.date.accessioned2022-03-10T11:53:57Z
dc.date.available2022-03-10T11:53:57Z
dc.date.issued2021-11-23
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Vitória Rodrigues de. Pedagogia e variação linguística no ENEM: análise de questões da área de linguagens, códigos e suas tecnologias. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15695.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15695
dc.description.abstractThis work aimed to analyze qualitatively and quantitatively the booklet of languages, codes, and their technologies present in the National High School Exam (ENEM) between the years 2014 and 2019 identifying and emphasizing which and how many were the questions that discuss linguistic variation, relying especially on the theory of linguistic variation of William Labov. After reaching the initial objective proposed for this research, specific ones were unfolded that sought to define what was the variation addressed in the questions in question, what characterizes them, and what were the elements that allowed classifying each question as being a certain type of linguistic variation. In addition, the research also briefly discusses the impacts and controversies that ENEM has, to justify the motivations that led to the choice of it as the test to be examined for this work. Within the limits of the research, it was concluded that in only two years the number of questions on the theme is significant, while in the other years analyzed the number of questions on the theme is statistically lower.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectVariação Linguísticapor
dc.subjectENEMpor
dc.subjectSociolinguísticapor
dc.subjectLinguistic Variationeng
dc.subjectSociolinguisticeng
dc.titlePedagogia e variação linguística no ENEM: análise de questões da área de linguagens, códigos e suas tecnologiaspor
dc.title.alternativePedagogy and linguistic variation in ENEM: analysis of questions in the area of ​​languages, codes and their technologieseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Gatti, Márcio Antonio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0369563657842763por
dc.description.resumoEste trabalho teve o objetivo de analisar de maneira quali-quantitativa o caderno de linguagens, códigos e suas tecnologias presente no Exame Nacional do Ensino Médio entre os anos de 2014 até 2019 identificando e enfatizando quais e quantas eram as questões que discutem a variação linguística, apoiando-se especialmente na teoria de variação linguística de William Labov. Após alcançar o objetivo inicial proposto para essa pesquisa, desdobraram-se os específicos que buscavam definir qual era a variação abordada nas perguntas em questão, o que as caracteriza e quais eram os elementos que permitiram classificar cada questão como sendo determinado tipo de variação linguística. Além disso, a pesquisa também discute sucintamente os impactos e controvérsias que o ENEM possuí, a fim de justificar as motivações que levaram à escolha dele como prova a ser examinada para o trabalho. Dentro dos limites da pesquisa, concluiu-se que em apenas dois anos que a quantidade de questões sobre o tema é expressiva, enquanto nos demais anos analisados o número de questões sobre o tema é estatisticamente mais baixo.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.publisher.coursePedagogia - PedL-Sopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil