• Delineando as limitações: sistemas especialistas e conhecimento tácito 

      Furnival, Ariadne Chloe Mary (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI, Câmpus São Carlos, 01/01/1995)
      As aplicações de inteligência artificial (IA) e de sistemas especialistas (SEs), em particular, já fazem parte do espectro dos softwares existentes em muitas bibliotecas e centros de informação. Os profissionais da informação ...
    • Designing intersections-designing subjectivity: feminist theory and praxis in a sex discrimination legislation system 

      Adam, Alison; Furnival, Ariadne Chloe Mary (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCIPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS, Câmpus São Carlos, 01/01/1995)
      This paper looks at the intersections between feminist epistemology, feminist jurisprudence and research on artificial intelligence and the law. It is suggested that feminist theory highlights the role of subjectivity which ...
    • A participação dos usuários no desenvolvimento de sistemas de informação 

      Furnival, Ariadne Chloe Mary (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCIPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS, Câmpus São Carlos, 01/01/1995)
      As abordagens tradicionais de design de sistemas de informação (SIs) computadorizados fundamentam-se em certos pressupostos técnicos que geralmente não englobam fatores sociais e psicológicos da organização na qual o novo ...
    • Redes para cooperação internacional: uma janela de oportunidade para os países recém industrializados? 

      Furnival, Ariadne Chloe Mary (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCIPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS, Câmpus São Carlos, 01/07/1998)
      Aborda o papel das redes eletrônicas de informação e das redes inter-firmas, como fator determinante para maior integração e cooperação entre os países recém industrializados, à luz de pesquisas já desenvolvidas por ...
    • Desenvolvimento sustentável e a sociedade da informação: uma parceria natural? 

      Furnival, Ariadne Chloe Mary (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCIPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS, Câmpus São Carlos, 01/01/2000)
      Na forma de uma revisão da literatura, é examinada a hipótese de que o advento da chamada "sociedade pós industrial" ou "sociedade da informação" tem dado lugar a um período de atividade socioeconômico que representa uma ...
    • A formação do educador reflexivo: um olhar sobre a construção de sua prática pedagógica 

      Lima, Paulo Gomes (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So, Câmpus Sorocaba, 15/03/2000)
      A finalidade deste artigo, longe de apresentar “receitas prontas” para a reversão de intervenções pedagógicas sem planejamento, preocupa-se em problematizar a formação do educador do ponto de vista de suas proatividade ...
    • Caminhos da universidade rumo ao século XXI: pontos e estratégias para a sua orientação na visão de educadores brasileiros 

      Lima, Paulo Gomes (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So, Câmpus Sorocaba, 01/08/2000)
      A principal preocupação desse estudo é, através das reflexões nele contidas, apontar caminhos que poderão contribuir para que as nossas universidades, face à inevitável globalização, possam se instrumentalizar de forma ...
    • La formación del educador reflexivo: notas para la orientación de sus prácticas 

      Lima, Paulo Gomes (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So, Câmpus Sorocaba, 01/09/2000)
      La práctica pedagógica es el termómetro que esclarece la realidad del aula, revelando inequívocamente la relación de compromiso (o la falta de él) del educador con sus estudiantes y con la educación. Nótese que no usé la ...
    • A comunicação e compreensão da informação sobre riscos 

      Furnival, Ariadne Chloe Mary; Pinheiro, Sonia Maria; Oliveira Junior, José Carmo (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 01/04/2004)
      Situado dentro do contexto da sociedade de risco, como concebida pelos sociólogos Beck e Giddens, o texto explora teoricamente, a partir de uma revisão da literatura, aspectos da relação entre a informação comunicada sobre ...
    • O coordenador pedagógico na educação básica: desafios e perspectivas 

      Lima, Paulo Gomes; Santos, Sandra Mendes dos (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So, Câmpus Sorocaba, 15/07/2007)
      Este trabalho discute o papel do coordenador pedagógico no cotidiano escolar frente a formação continuada de professores. A importância e atualidade deste estudo na universidade, bem como no ...
    • Comportamento de busca na internet: um estudo exploratório em salas comunitárias 

      Furnival, Ariadne Chloe Mary; Abe, Veridiana (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCIPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS, Câmpus São Carlos, 01/01/2008)
      Estudo sobre o comportamento de busca de informação dos usuários das salas de Internet existentes em duas instituições numa cidade do interior do estado de São Paulo, que promovem o acesso gratuito à comunidade, assim ...
    • A percepção pública da informação sobre os potenciais riscos dos transgênicos na cadeia alimentar 

      Furnival, Ariadne Chloe Mary; Pinheiro, Sonia Maria (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 01/04/2008)
      No atual contexto da introdução dos transgênicos na cadeia alimentar brasileira, apresentamos os resultados de estudo que empregou o método qualitativo de grupos focais para levantar as interpretações do público em relação ...
    • Transversalidade e docência universitária: por uma recorrência dialética do ensinar-aprender 

      Lima, Paulo Gomes (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So, Câmpus Sorocaba, 15/09/2008)
      O objetivo deste trabalho é problematizar a docência universitária na atualidade por meio da projeção de uma intervenção pedagógica centrada na conscientização dos indivíduos, na contextualização de sua historicidade e na ...
    • O público e a compreensão da informação nos rótulos de alimentos: o caso dos transgênicos 

      Furnival, Ariadne Chloe Mary; Pinheiro, Sonia Maria (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 01/07/2009)
      A rotulagem constitui uma importante interface da informação técno-científica com o público em geral. Apresentam-se resultados de um estudo cujo objetivo foi o exame dos hábitos de leitura dos rótulos dos alimentos por ...
    • A política educacional do primeiro governo petista de São Carlos-SP (2001-2004) 

      Silva, Ana Paula Rodrigues da; Ferreira Junior, Amarilio (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 01/09/2010)
      O artigo propõe uma avaliação da política educacional implementada pelo primeiro governo do Partido dos Trabalhadores no município de São Carlos (SP), entre 2001 e 2004. Nesse período, o panorama educacional brasileiro já ...
    • Tendência profissionalizante da universidade: o caso da licenciatura em matemática da UFSCar 

      Vilela, Denise Silva (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 01/12/2013)
      Este artigo aborda uma parte da pesquisa que estudou o Curso de Licenciatura em Matemática da UFSCar desde sua criação, em 1975. A partir dos documentos constituídos na pesquisa, observando a organização curricular do ponto ...
    • A Geração de tecnologias para organizações solidárias 

      Candido, Silvio Eduardo Alvarez; Eid, Farid (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEP, Câmpus São Carlos, 17/12/2013)
      O artigo aponta para importância da geração de tecnologias adequadas às propostas das organizações solidárias. Para tanto, exploram-se as complementaridades de vertentes críticas, focadas em análises mais amplas, e ...
    • Livros didáticos e apostilas: o currículo de matemática e a dualidade do ensino médio 

      Fonseca, Aline Germano; Vilela, Denise Silva (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 01/04/2014)
      Neste artigo apresentaremos os resultados de uma pesquisa que tem como objetivo comparar apostilas e livros didáticos de Matemática do Ensino Médio, enfocando, a partir da teoria crítica de currículo (SILVA, 2011), conteúdos, ...
    • Campos e redes na análise das organizações: explorando distinções teóricas e complementaridades metodológicas 

      Candido, Silvio Eduardo; Sacomano Neto, Mário; Côrtes, Mauro Rocha (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos - PPGGOSP, Câmpus São Carlos, 15/04/2016)
      Neste ensaio, exploramos as distinções teóricas e complementaridades metodológicas existentes entre abordagens que conceitualizam as estruturas sociais com base nas noções de campos e redes. Essas perspectivas se ...
    • Relational structure in the global automotive industry: groups, networks and fields 

      Sacomano Neto, Mário; Matui, Paulo César; Candido, Silvio Eduardo Alvarez; Amaral, Roniberto Morato do (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEP, Câmpus São Carlos, 01/12/2016)
      Purpose: The purpose of this study was to analyze the network structure of automotive companies linked by cross-shareholding, joint ventures, manufacturing contracts and alliances, from 2004 to 2012. The study also explored ...