Search
Now showing items 1-7 of 7
A educação eugenista latino-americana: correspondências entre os intelectuais brasileiros e argentinos nas décadas de 1920-1930
(Universidade Federal de São Carlos, 2021)
A ciência do melhoramento racial ou eugenia foi criada no final do século XIX por Francis Galton. Baseada no determinismo biológico, essa ciência popularizou-se entre a influente elite intelectual latino-americana, levando ...
The anti-authoritarian role of dystopias: reflections on Érico Veríssimo’s novel Incident in Antares
(Universidade Federal de São Carlos, 2019)
The aim of this article is to analyze the relevance of dystopias in the critique to authoritarianism
present in the novel Incident in Antares written by Érico Veríssimo. After presenting the main
characteristics of utopian ...
The science of racial improvement: historical considerations about Brasilian eugenic education
(Universidade Federal de São Carlos, 2021)
Defined by Francis Galton (1822-1911) as the “science of racial improvement”, eugenics became popular among the influential Brazilian intellectual elite in the first decades of the Republic, aiming the biological-racial ...
Expositions of “degenerate” art and music in Nazi Germany: reflections on totalitarian aesthetics and education
(Universidade Federal de São Carlos, 2020)
During the Third Reich (1933-1945), Nazi intellectuals conceived the music and the plastic arts as elements that form moral values, which can corrupt education and compromise political and social life. From the theoretical ...
Pesquisar COM como potência de aprendizagem social: uma experiência nas ciências ambientais junto a uma escola do campo
(Universidade Federal de São Carlos, 2023-04-24)
O objetivo deste artigo é apresentar uma pesquisa-intervenção realizada no campo das ciências ambientais junto a uma escola do campo e analisar a possibilidade desse pesquisar COM como potência de aprendizagem social. A ...
Caminhos da universidade rumo ao século XXI: pontos e estratégias para a sua orientação na visão de educadores brasileiros
(Universidade Federal de São Carlos, 2000-08)
A principal preocupação desse estudo é, através das reflexões nele contidas, apontar caminhos que poderão contribuir para que as nossas universidades, face à inevitável globalização, possam se instrumentalizar de forma ...
Hibridização e educação 4.0: perspectivas para o futuro da EaD
(Universidade Federal de São Carlos, 2024-05-22)
Ao analisarmos as perspectivas futuras para a educação a distância, compreendemos que o cenário que se apresenta é o de uma convergência dessa modalidade educativa com a educação presencial, resultando num ...