Search
Now showing items 1-10 of 11
La educación financiera en el currículo actual de la escuela básica brasileña: antecedentes en la disciplina economía doméstica.
(Universidade Federal de São Carlos, 2019-09)
En este trabajo presentamos algunos cambios en la inserción de temas relacionados a las finanzas en la escuela
básica brasileña. En el siglo XIX, teníamos en el currículo asuntos relativos a la Economía Doméstica. ...
Tensões entre educação tradicional e uso de TDIC no ensino remoto emergencial durante a pandemia
(Universidade Federal de São Carlos, 2022-05)
Este artigo objetiva discutir como se organizou, durante o período de isolamento social devido à pandemia de COVID-19 em 2020, o trabalho docente de professores da Educação Básica, de diferentes áreas, das redes de ensino ...
Russell's Paradox: a historical study about the paradox in Frege's theories
(Universidade Federal de São Carlos, 2019-06)
For over twenty years, Frege tried to find the foundations of arithmetic through logic, and by doing this, he attempted to establish the truth and certainty of the knowledge. However, when he believed his work was ...
Transversalidade e docência universitária: por uma recorrência dialética do ensinar-aprender
(Universidade Federal de São Carlos, 2008-09-15)
O objetivo deste trabalho é problematizar a docência universitária na atualidade por meio da projeção de uma intervenção pedagógica centrada na conscientização dos indivíduos, na contextualização de sua historicidade e na ...
Estratégias de consagração e de valorização da matemática por meio da OBMEP
(Universidade Federal de São Carlos, 2022-05)
Neste artigo apresentamos alguns resultados de pesquisa sobre a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP. Trata-se da maior olimpíada de Matemática do mundo, promovida e organizada por matemáticos ...
O pensamento da arte na Educação Matemática: a obra aberta de Athos Bulcão
(Universidade Federal de São Carlos, 2021-11)
Este artigo se baseia em uma Experiência Formativa realizada com estudantes do curso de Licenciatura em
Matemática da Universidade Federal de São Carlos, SP, num projeto que envolve Arte e Educação Matemática. O
objetivo ...
Desenhando o campo da matemática: aplicação dos conceitos de Pierre Bourdieu na Educação Matemática.
(Universidade Federal de São Carlos, 2020-01)
A partir da teoria sociológica de Pierre Bourdieu e das pesquisas em Educação Matemática apresentamos, nesse artigo, uma interpretação da Matemática enquanto campo: com suas leis, agentes, capitais, ...
O coordenador pedagógico na educação básica: desafios e perspectivas
(Universidade Federal de São Carlos, 2007-07-15)
Este trabalho discute o papel do coordenador pedagógico no cotidiano escolar frente a formação continuada de professores. A importância e atualidade deste estudo na universidade, bem como no ...
Hibridização e educação 4.0: perspectivas para o futuro da EaD
(Universidade Federal de São Carlos, 2024-05-22)
Ao analisarmos as perspectivas futuras para a educação a distância, compreendemos que o cenário que se apresenta é o de uma convergência dessa modalidade educativa com a educação presencial, resultando num ...
Depois da bagunça da Cachinhos Dourados: criação de uma continuação da história para a educação em ciências com crianças
(Universidade Federal de São Carlos, 2024)
O ensino de química, no contexto da educação em ciências, tem pouco enfoque nos anos iniciais do ensino fundamental I, sendo um dos motivos a especificidade da área. Nesse contexto, a ludicidade pode ser uma estratégia ...