Artigos
Recent Submissions
-
A atuação do bibliotecário no ensino de competência informacional com o uso de metodologias ativas de ensino aprendizagem: uma pesquisa bibliográfica
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCIPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS, Câmpus São Carlos, 01/01/2020)As bibliotecas desempenham um papel pedagógico fundamental na formação de competências informacionais nos indivíduos, ao fornecer mecanismos para o desenvolvimento de competências informacionais, visando o domínio de ... -
Boas práticas científicas na elaboração de planos de gestão de dados
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCIPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS, Câmpus São Carlos, 01/01/2019)As instituições e as agências de pesquisa vêm exigindo uma conduta no contexto da agenda em prol da Ciência Aberta. Sendo que, a elaboração de um Plano de Gestão de Dados pode ser caracterizada como um procedimento inicial ... -
Percepções e usos da informação por universitários brasileiros: subsídios para o planejamento de ações de letramento informacional
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCIPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS, Câmpus São Carlos, 01/01/2016)Apresenta um estudo que teve como objetivo principal levantar percepções, hábitos e usos da informação de universitários numa universidade pública no Brasil. Um questionário composto de nove questões foi disseminado ... -
Perspectivas para o uso da pesquisa observacional em biblioteca universitária: um estudo na coleção de periódicos
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCIPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS, Câmpus São Carlos, 01/01/2017)Analisa o uso da coleção de periódicos impressos em papel numa biblioteca universitária, por meio de pesquisa observacional estruturada, sistemática e não participante e também do levantamento de dados estatísticos de ... -
A representação da ciência e dos cientistas em O Alienista e em outras obras de caráter ficcional
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCIPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS, Câmpus São Carlos, 01/07/2018)Este artigo estabelece uma rede de convergências discursivas entre a obra O Alienistade Machado de Assis e outros objetos culturais de diversos formatos e suportes por meio da análise hermenêutico-dialética, objetivando ... -
Revistas científicas em acesso aberto brasileiras no DOAJ: modelos de negócio e sua sustentabilidade financeira
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCIPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS, Câmpus São Carlos, 01/01/2020)No acesso aberto, é possível constatar uma grande variedade de modelos de negócio. O propósito desta pesquisa foi mapear os modelos de negócio das revistas científicas em acesso aberto brasileiras ... -
Avaliação da usabilidade de um website de sistema de bibliotecas universitárias
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCIPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS, Câmpus São Carlos, 01/01/2021)Avaliar a usabilidade da plataforma de um sistema de bibliotecas universitárias e do portal de uma biblioteca específica desse sistema. Metodologia: Os participantes da pesquisa (graduandos) foram observados enquanto ... -
Comunicação científica e atenção online: em busca de colégios virtuais que sustentam métricas alternativas
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCIPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS, Câmpus São Carlos, 01/01/2016)As trocas informacionais em torno da atividade de comunicação científica têm se tornado cada vez mais dinâmicas no ciberespaço, modificando a prática dos cientistas e ampliando o alcance dos resultados de pesquisa que ... -
M-libraries e Information Commons: novos espaços, novas práticas
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCIPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS, Câmpus São Carlos, 01/01/2011)O universo atual da informação, da comunicação e da educação, tem se reconfigurado cada vez mais a partir de sua vinculação às tecnologias computacionais. Em um movimento sincrônico, se convergem a produção do conhecimento, ... -
Information science journals in Brazil: comparative analysis between quality indices and indices of academic and social impact
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCIPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS, Câmpus São Carlos, 01/01/2018)This paper aims to profile Brazilian Information Science journals and compare their quality and impact indicators, be these traditional or altmetrics indicators. It is an exploratory and descriptive research, with quantitative ... -
Depois da bagunça da Cachinhos Dourados: criação de uma continuação da história para a educação em ciências com crianças
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGEdCM-Ar, Câmpus Araras, 01/01/2024)O ensino de química, no contexto da educação em ciências, tem pouco enfoque nos anos iniciais do ensino fundamental I, sendo um dos motivos a especificidade da área. Nesse contexto, a ludicidade pode ser uma estratégia ... -
Estudando sobre nutrientes no ensino fundamental com um reconto da história de João e Maria
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGEdCM-Ar, Câmpus Araras, 01/01/2024)Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de uma sequência didática baseada em um reconto do clássico infantil João e Maria, discutindo sua contribuição para processo de alfabetização científica de crianças do ... -
Proposta de projeto pedagógico do curso de engenharia de computação da UFSCar baseado em competências e atividades curriculares extensionistas
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 01/09/2024)The Federal University of São Carlos (UFSCar), in conjunction with the Center for Exact Sciences and Technology (CCET) and the coordination of the Bachelor's degree program in Computer Engineering, is, in accordance with ... -
The expanded Turing test applied to algorithmic music composition
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 30/09/2024)The field of research in algorithmic music composition investigates the development of systems that have the ability to produce works automatically. In this context, gaps related to human-computer interaction via digital ... -
How to measure polymer degradation? an analysis of authors' choices when calculating the carbonyl index
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus Sorocaba, 16/04/2024)The carbonyl index aims to measure the degradation level and is used in plastic degradation research as a proxy for the general degradation level of collected plastic pieces. According to the choices for carbonyl index ... -
Alterações clínicas identificadas em crianças após infecção pelo Zika Vírus: scoping review
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 22/03/2024)Objetivo: Mapear quais foram as evidências científicas sobre as alterações clínicas presentes em crianças portadoras de microcefalia oriunda da infecção pelo Zika Vírus durante o período da gestação. Método: Trata-se de ... -
Utilização de biossensores para o diagnóstico precoce de arbovírus: revisão de escopo
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 27/10/2024)Mapping scientific knowledge about the development of biosensors to be used for the early diagnosis of arboviruses. Scoping review based on studies searched in Lilacs, PubMed, SciELO and Web of Science databases. Nineteen ... -
Toward characterizing cardiovascular fitness using machine learning based on unobtrusive data
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia - PPGFt, Câmpus São Carlos, 02/03/2023)Cardiopulmonary exercise testing (CPET) is a non-invasive approach to measure the maximum oxygen uptake (VO2 max), which is an index to assess cardiovascular fitness (CF). However, CPET is not available to all populations ... -
Um estudo sobre recomendações para o design de jogos educacionais multiplayer
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação - PPGCC, Câmpus São Carlos, 16/11/2022)Jogos educacionais multiplayer têm o potencial de promover engajamento, colaboração e debate em processos de aprendizagem mais ativos e significativos. Com o intuito de conhecer recomendações que apoiem o design de jogos ... -
Hibridização e educação 4.0: perspectivas para o futuro da EaD
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 22/05/2024)Ao analisarmos as perspectivas futuras para a educação a distância, compreendemos que o cenário que se apresenta é o de uma convergência dessa modalidade educativa com a educação presencial, resultando num ...