Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorMendonça, Thamirys Ramos de
dc.date.accessioned2022-03-18T14:47:23Zeng
dc.date.available2022-03-18T14:47:23Zeng
dc.date.issued2021-11-23eng
dc.identifier.citationMENDONÇA, Thamirys Ramos de. A Agroecologia como elemento pedagógico: uma análise de experiências em escolas de diferentes regiões do Brasil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15725.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15725por
dc.description.abstractAgroecology can be understood as a science and as a practice, connecting itself in different ways with other fields of knowledge. In recent decades, agroecology has been inserted in the educational context at different levels, from basic to higher, technical and technological education. In elementary school, which covers students from 1st to 9th grade, agroecology can be presented as a complementary and multidisciplinary activity, associated with the principles of environmental education, established by the National Environmental Education Policy (PNEA). Experiences in this sense have already been developed in Brazilian schools, aiming to present the concepts and practices of agroecology in a playful and educational way. In this article, we seek to present the results of a literature review that aimed to survey experiences of activities in agroecology in elementary education in Brazil, based on 5 case studies in schools from different regions. Among the practices worked on in schools, the relevance of the school garden as a research and teaching laboratory, as well as composting and seedling production was verified. It was found that, based on such practices, themes such as food safety, healthy habits, environmental preservation, ecology and society could be discussed with the students. It is concluded that, although there is no legal obligation to guide agroecology as a curricular component, this inclusion can bring pedagogical benefits to the school context, as it allows for the discussion of multidisciplinary themes, especially in urban schools, in which the environmental theme is agriculture is not daily present in the reality of the student community. In this sense, the importance of planning activities that is based on the reality of each school is highlighted, which can be done from a Rapid Participatory Diagnosis (DRP) and other participatory methodologies that allow the educator to have a better understanding. assertion of the reality of the student community.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAgroecologiapor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectEducação formalpor
dc.subjectEscolas brasileiraspor
dc.subjectPráticas agroecológicaspor
dc.subjectAgroecological practiceseng
dc.subjectAgroecologyeng
dc.subjectBrazilian schoolseng
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectFormal educationeng
dc.titleA Agroecologia como elemento pedagógico: uma análise de experiências em escolas de diferentes regiões do Brasilpor
dc.title.alternativeAgroecology as a pedagogical element: an analysis of experiences in schools in different Brazilian regionseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Norder, Luiz Antonio Cabello
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0080353709980071por
dc.description.resumoA agroecologia pode ser compreendida como ciência e como prática, conectando-se de diferentes formas com os demais campos de conhecimento. Nas últimas décadas, a agroecologia vem sendo inserida no contexto educacional nos diversos níveis, do ensino básico ao superior, técnico e tecnológico. No ensino fundamental, que abrange estudantes do 1º ao 9º ano, a agroecologia pode ser apresentada como atividade complementar e multidisciplinar, associada aos princípios da educação ambiental, estabelecidos por meio da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). Experiências nesse sentido já foram desenvolvidas em escolas brasileiras, visando apresentar os conceitos e práticas da agroecologia de forma lúdica e pedagógica. Neste artigo, busca-se apresentar os resultados de uma revisão bibliográfica que objetivou o levantamento de experiências de atividades em agroecologia no ensino fundamental no Brasil, a partir de 6 estudos de caso em escolas de diferentes regiões. Dentre as práticas trabalhadas nas escolas, verificou-se a relevância da horta escolar como laboratório de pesquisa e ensino, bem como a compostagem e a produção de mudas. Verificou-se que, a partir de tais práticas, temas como segurança alimentar, hábitos saudáveis, preservação ambiental, ecologia e sociedade puderam ser dialogados com as/os estudantes. Conclui-se que, embora não haja obrigatoriedade legal em se pautar a agroecologia como componente curricular, essa inserção pode trazer benefícios pedagógicos ao contexto escolar, uma vez que permite a discussão de temas multidisciplinares, especialmente em escolas urbanas, em que o tema ambiental e a agricultura não estão cotidianamente presentes na realidade da comunidade estudantil. Nesse sentido, destaca-se a importância de um planejamento das atividades que seja pautado na realidade de cada escola, o que pode ser feito a partir de um Diagnóstico Rápido Participativo (DRP) e outras metodologias participativas que permitam ao educador/a1 uma compreensão mais assertiva da realidade da comunidade estudantil.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Araraspor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8131644803309035por
dc.publisher.courseAgroecologia - Ae-Arpor


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil