Show simple item record

dc.contributor.authorAzevedo-Roberto, Ana Carolina
dc.date.accessioned2022-04-04T16:02:40Z
dc.date.available2022-04-04T16:02:40Z
dc.date.issued2021-02-22
dc.identifier.citationAZEVEDO-ROBERTO, Ana Carolina. Formas grotescas: a representação da violência em contos de Verônica Stigger. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15797.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15797
dc.description.abstractStudies in the contemporary Brazilian literature area claim that violence is one of the most common subjects in our literature. It was observed that violence is usually represented by the need for dialogue with social issues which motivate it, especially in the big cities’ context. In most cases, such texts use realistic representation schemes as an explicit form of denunciation of Brazilian reality, but they also run the risk of becoming a trivial spectacle of violence. It is possible to delineate a trajectory of the representation of violence in contemporary Brazilian fiction and indicate structural and thematic tendencies that are repeated over centuries and the writers them are related to, but it is also possible to recognize how some authors differ by using aesthetic solutions. Therefore, we discuss the works Gran cabaret demenzial (2007) and Os anões (2010), by the contemporary Brazilian author Veronica Stigger, setting them in the literary series that chooses the violence theme and which can be distinguished by the concept of refracted realism (Pellegrini , 2012). This work proposes that because Stigger uses the aesthetic procedure of grotesque to represent violence, her short stories distinguish themselves from the realistic representation of violence in which the reality is the scenery or the argument for social criticism that has become paradigmatic in contemporary Brazilian literature. To support our analysis, we traced the course of the representation of violence in contemporary Brazilian narrative, from the 1970s to the first decade of the 2000s, indicating the main literary tendencies related to the aesthetic procedures used by the authors to approach this theme, and then we identified what is dissonant in Stigger's short stories in comparison to them. In the developing of this research, we used literary theory and criticism that talks about the representation of violence in contemporary Brazilian literature, namely Bosi (2002), Candido (1987), Pellegrini (1996, 2004, 2008), Schøllhammer (2009); works by Pellegrini (2007, 2012) which discuss realistic representation schemes in contemporary Brazilian literature; works about the genre short story related to contemporary Brazilian narratives, such as Bosi (1975) and Dalcastagnè (2001); and discussions about the grotesque by Kayser (2009) and Sodré and Paiva (2002).eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectVeronica Stiggerpor
dc.subjectRepresentação da violênciapor
dc.subjectRealismo refratadopor
dc.subjectGrotescopor
dc.subjectViolence representationeng
dc.subjectRefracted realismeng
dc.subjectGrotesqueeng
dc.titleFormas grotescas: a representação da violência em contos de Verônica Stiggerpor
dc.title.alternativeGrotesque forms: the violence representation in Veronica Stigger's short storieseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Rocha, Rejane Cristina
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5669300635333699por
dc.description.resumoOs estudos na área de Literatura Brasileira Contemporânea apontam que um dos temas mais frequentes em nossa literatura no período contemporâneo é o da violência. Observou-se que a violência é recorrentemente representada a partir de uma necessidade de dialogar com as problemáticas sociais que a motivam, sobretudo no contexto das grandes cidades. Na grande maioria dos casos, tais textos utilizam-se de esquemas de representação realistas e se apresentam como forma de denúncia direta da realidade ou recaem no risco da espetacularização banal da violência. É possível traçar um percurso da representação da violência na ficção brasileira contemporânea e apontar tendências formais e temáticas que se repetem ao longo dos séculos e às quais certos escritores estão atrelados, mas, também, é possível apontar como outros autores acabam se distanciando a partir de soluções estéticas. Nesse sentido, discutimos as obras Gran cabaret demenzial (2007) e Os anões (2010) da autora brasileira contemporânea Veronica Stigger, situando-as na série literária que elege a temática da violência e a qual pode ser distinguida pelo conceito de realismo refratado (Pellegrini, 2012). O pressuposto deste trabalho é que os contos de Stigger distanciam-se da representação realista da violência que se tornou paradigmática na literatura brasileira contemporânea e que busca no real o argumento ou pano de fundo concreto para a crítica social, uma vez que o procedimento estético do grotesco é mobilizado para representar a violência. Para sustentar nossa análise, delineamos o percurso da representação da violência na prosa brasileira contemporânea, da década de 1970 até a primeira década dos anos 2000, pontuando as principais tendências literárias no que diz respeito aos procedimentos estéticos utilizados pelos autores ao tratarem dessa temática para, posteriormente, identificar o que os contos de Stigger apresentam de dissonante. No desenvolvimento deste trabalho, recorremos à teoria e à crítica literária que tratam sobre a representação da violência na literatura brasileira contemporânea, tais como Bosi (2002), Candido (1987), Pellegrini (1996, 2004, 2008), Schøllhammer (2009); estudos de Pellegrini (2007, 2012) que discutem os esquemas de representação realista na literatura brasileira contemporânea; estudos sobre a prosa brasileira contemporânea que dizem respeito ao gênero literário conto, como Bosi (1975) e Dalcastagnè (2001); e discussões de Kayser (2009) e de Sodré e Paiva sobre o grotesco (2002).por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApor
dc.description.sponsorshipIdProcesso n. 2017/26663-7,Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4018546297913113por
dc.publisher.courseLetras - Inglês - LLIpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil