Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilva, Ayodele Floriano
dc.date.accessioned2022-04-26T15:06:40Z
dc.date.available2022-04-26T15:06:40Z
dc.date.issued2022-01-25
dc.identifier.citationSILVA, Ayodele Floriano. Personagens negras infantis: retalhos de histórias. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15922.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15922
dc.description.abstractThe present work aims to analyze and interpret the experiences of black children's characters from contemporary children's literature books present in the collection of Literatura Infantil Negra e a Primeira Infância project. Therefore, I mobilized the following concepts from Literary Theory and the field of Children's Literature: literature, central character, space, time, children's literature and narrative. In addition, I recovered some of the debates present in studies on ethnic-racial relations in children's and youth literature in Brazil. As a methodological procedure, I started with a bibliographical research consisting of four forms of reading: exploratory reading and selective reading of the collection, analytical reading and interpretive reading of selected books. In the third and fourth reading, the following books were analyzed and interpreted: Cheirinho de neném (SANTANA, 2011), Quero ser do meu tamanho (SÁTIRO, 2011), Alice vê (ROSA, 2013), O cabelo de Cora (CÂMARA, 2013), O mundo no black power de Tayó (OLIVEIRA, 2013), Iori descobre o sol – O sol descobre Iori (FAUSTINO, 2015), Amoras (EMICIDA, 2018), Bucala: a pequena princesa do quilombo de Cabula (NUNES, 2019), E foi assim que eu e a escuridão ficamos amigas (EMICIDA, 2020) e Meia Curta (FÉLIX, 2020). The central experiences of the black children's characters found were: fear of the dark, change of preference; becoming a big sister, body perception, racial discrimination and blackness. These experiences are both objective and subjective, taking place in a spatial (home, school, street, park and nature) and temporal (chronos, kairós and aión) multiplicity; and involve interactions with family members, other child characters, nature beings, mythical and imaginary beings.In the end, it was possible to conclude that these experiences showed two patterns.The first involves a set of experiences that can be experienced by children's characters from different ethnic-racial backgrounds, for example, fear of the dark. The second pattern is related to experiences linked to racism, which directly affected black children's characters, and to blackness, as a confrontation with this form of violence with the appreciation of black aesthetics and culture.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiteratura infantilpor
dc.subjectPersonagens negraspor
dc.subjectExperiênciaspor
dc.subjectChildren's literatureeng
dc.subjectBlack characterseng
dc.subjectExperienceseng
dc.titlePersonagens negras infantis: retalhos de históriaspor
dc.title.alternativeChildren's black characters: scraps of storieseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Abramowicz, Anete
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2502752385941894por
dc.description.resumoO presente trabalho tem o objetivo de analisar e interpretar as experiências das personagens infantis negras dos livros de literatura infantil contemporânea presentes no acervo do projeto Literatura Infantil Negra e a Primeira Infância. Para tanto, mobilizei os seguintes conceitos da Teoria Literária e do campo da Literatura Infantil: literatura, personagem central, espaço, tempo, literatura infantil e narrativa. Além disso, recuperei alguns dos debates presentes nos estudos sobre as relações étnico-raciais na literatura infantil e juvenil no Brasil. Como procedimento metodológico, parti de uma pesquisa bibliográfica constituída de quatro formas de leituras: leitura exploratória e leitura seletiva do acervo, leitura analítica e leitura interpretativa dos livros selecionados. Na terceira e quarta leitura foram analisados e interpretados os seguintes livros: Cheirinho de neném (SANTANA, 2011), Quero ser do meu tamanho (SÁTIRO, 2011), Alice vê (ROSA, 2013), O cabelo de Cora (CÂMARA, 2013), O mundo no black power de Tayó (OLIVEIRA, 2013), Iori descobre o sol – O sol descobre Iori (FAUSTINO, 2015), Amoras (EMICIDA, 2018), Bucala: a pequena princesa do quilombo de Cabula (NUNES, 2019), E foi assim que eu e a escuridão ficamos amigas (EMICIDA, 2020) e Meia Curta (FÉLIX, 2020). As experiências centrais das personagens infantis negras encontradas foram: medo de escuro, mudança de preferência; tornar-se irmã mais velha, percepção corporal, discriminação racial e negritude. Essas experiências são tanto objetivas, quanto subjetivas, ocorrem numa multiplicidade espacial (casa, escola, rua, parques e natureza) e temporal (chronos, kairós e aión); e envolvem interações com familiares, outras personagens infantis, seres da natureza, seres míticos e imaginários. Ao final, foi possível concluir que essas experiências apresentaram dois padrões. O primeiro envolve um conjunto de experiências que poderiam ser vivenciadas por personagens infantis de diferentes pertencimentos étnico-raciais, por exemplo, o medo do escuro. O segundo padrão se relaciona com as experiências ligadas ao racismo, que atinge diretamente as personagens infantis negras, e à negritude, como enfrentamento a essa forma de violência com a valorização da estética e da cultura negra.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6226777080239979por


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil