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dc.contributor.authorAlmeida Filho, Humberto Dias de
dc.date.accessioned2022-05-04T17:41:50Z
dc.date.available2022-05-04T17:41:50Z
dc.date.issued2021-11-08
dc.identifier.citationALMEIDA FILHO, Humberto Dias de. Elaboração e análise de indicadores bibliométricos de publicações na área de educação em engenharia de materiais. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16012.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16012
dc.description.abstractEngineering is directly related to the industrial and socioeconomic development of each country and region in which it operates, being a central area in its development. Indispensable to the present day, the engineering professional, whose reflection of his work directly implies changes in society must present a generalist, critical, humanistic and reflective profile. With the demand for new skills from new professionals, such as: leadership, entrepreneurship and innovation, efforts are being made worldwide in an attempt to modernize engineering curricula, thus increasing the importance of the field of research in engineering education, including materials engineering education. This work proposed to carry out an analysis of data from the application of bibliometric techniques, in records retrieved in the “Web of Science” platform. The search in the database was directed to the area “Education in Materials Engineering” and, after processing the data collected, the identification of the main countries; possible research groups, institutions, as well as possible trends related to the theme were made. After analyzing the data, it was possible to verify the US hegemony in research in education in materials engineering through the number of publications, main institutions and authors. Brazil, in turn, is in 4th position in overall number of publications, accounting for 4.5% of total publications. It is also worth mentioning the presence of a Brazilian researcher as the main author on the topic. Recently implemented public policies can act positively for greater growth in Brazil in such a scenario.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação em materiaispor
dc.subjectEngenharia de materiaispor
dc.subjectIndicadores bibliométricospor
dc.subjectBibliometriapor
dc.subjectMaterials educationeng
dc.subjectMaterials engineeringeng
dc.subjectBibliometric indicatorseng
dc.subjectBibliometricseng
dc.titleElaboração e análise de indicadores bibliométricos de publicações na área de educação em engenharia de materiaispor
dc.title.alternativeElaboration and analysis of bibliometric indicators of publications in materials education areaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Leiva, Daniel Rodrigo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6576844591900987por
dc.contributor.advisor-co1Zanotto, Maria Angélica do Carmo
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3731359873558304por
dc.description.resumoA Engenharia está diretamente relacionada com o desenvolvimento industrial e socioeconômico de cada país e região em que está inserida, sendo uma área central em seu desenvolvimento. Indispensável aos dias atuais, o profissional de engenharia, cujo reflexo de seu trabalho implica diretamente em mudanças na sociedade, deve apresentar um perfil generalista, crítico, humanista e reflexivo. Com a demanda de novas habilidades aos novos profissionais, tais como: liderança, empreendedorismo e inovação, esforços estão sendo feitos em todo mundo na tentativa de modernizar os currículos de engenharia, aumentando assim a importância do campo da pesquisa em educação em engenharia, incluindo a especialidade de engenharia de materiais. Este trabalho se propõe a realizar uma análise de dados a partir de aplicação de técnicas bibliométricas, em registros recuperados na plataforma “Web of Science”. A pesquisa na base de dados foi direcionada a área, de “Educação em Engenharia de Materiais” e posteriormente ao tratamento dos dados coletados, foram feitos a identificação dos principais países, possíveis grupos de pesquisa, instituições, assim como possíveis tendências relacionadas ao tema. Após a análise dos dados foi possível constatar a hegemonia dos EUA nas pesquisas em educação em engenharia de materiais através do número de publicações, principais instituições e autores. O Brasil, por sua vez, se encontra na 4° posição em número geral de publicações, sendo responsável por 4,5% das publicações totais. Vale ressaltar também a presença de uma pesquisadora brasileira como principal autora para o tema. Políticas públicas implantadas recentemente podem atuar de maneira positiva para um maior crescimento do Brasil em tal cenário.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais - PPGCEMpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA::MATERIAIS NAO METALICOSpor
dc.description.sponsorshipId143364/2019-7por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9321426747626434por


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