Show simple item record

dc.contributor.authorBueno, Gabrielle Christina Bento
dc.date.accessioned2022-05-05T19:59:16Z
dc.date.available2022-05-05T19:59:16Z
dc.date.issued2021-07-14
dc.identifier.citationBUENO, Gabrielle Christina Bento. A presença/ausência negra em escolas da região de Sorocaba e o impacto na formação da identidade das crianças do ensino fundamental anos iniciais. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16041.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16041
dc.description.abstractThis course conclusion work (TCC) presents data that lead us to reflect on the historical and structural differences, which lead to the presence/absence of black people in different spaces, specifically addressed here within the school environment, in the early years of the elementary School. The following question was taken as a research problem, the results of which are presented here: what has been the impact that the black presence/absence in schools in the region of Sorocaba has had on the process of building the identity of children in elementary school in the initials? In the search for an answer to the research question, a bibliographic and documentary research was developed, with a qualitative bias. The objective was to get to know the scenario of these schools, particularly in relation to black presence/absence and how this has affected the construction of children's identity. Thus constituted, this TCC, at first, addresses the concept of identity and black identity. Afterwards, the presence of black people in Brazilian society is discussed, as well as in the city of Sorocaba, specifically dealing with this problem in public and private schools. At the end of the text, an analysis is presented on the construction of the identity of the black people based on the document Pedagogical Political Project, restricted to private and public schools in Sorocaba, with a cut made from schools that this researcher has already worked on.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEnsino Fundamentalpor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectRelações Étnico-raciaispor
dc.subjectRMS (Região Metropolitana de Sorocaba)por
dc.subjectEducationeng
dc.subjectElementary Schooleng
dc.subjectEthnic-Racial Relationseng
dc.subjectRMS (Metropolitan Region of Sorocaba)eng
dc.titleA presença/ausência negra em escolas da região de Sorocaba e o impacto na formação da identidade das crianças do ensino fundamental anos iniciaispor
dc.title.alternativeThe black presence/absence in schools in the region of Sorocaba and the impact on the education of the identity of children from elementary school to early yearseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Martins, Marcos Francisco
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4515924584428591por
dc.contributor.advisor-co1Santos, Ademir Barros dos
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2373503250743446por
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso (TCC) apresenta dados que nos levem a refletir sobre as diferenças históricas e estruturais, que acarretam na presença/ausência do povo negro em diversos espaços, aqui abordado, especificamente, dentro do ambiente escolar, nos anos iniciais do ensino fundamental. Tomou-se como problema da pesquisa, cujos resultados estão aqui apresentados, a seguinte pergunta: qual tem sido o impacto que a presença/ausência negra em escolas da região de Sorocaba tem provocado no processo de construção da identidade das crianças do ensino fundamental dos anos iniciais? Na busca de resposta à pergunta da investigação, desenvolveu-se uma pesquisa de tipo bibliográfica e documental, com viés qualitativo. O objetivo foi o de conhecer o cenário das referidas escolas, particularmente, em relação à presença/ausência negra e ao modo como isso tem afetado a construção da identidade das crianças. Assim constituído, este TCC, de início, aborda o conceito de identidade e identidade negra. Após, é discutida a presença do povo negro na sociedade brasileira e, também, na cidade de Sorocaba, especificamente tratando dessa problemática nas escolas públicas e privadas. No fechamento o texto, é apresentada a análise sobre a construção da identidade do povo negro com base no documento Projeto Político Pedagógico, restrito às escolas privadas e públicas de Sorocaba, com recorte feito a partir de escolas que esta pesquisadora já atuou.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3567539540530575por
dc.publisher.coursePedagogia - PedL-Sopor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil