Show simple item record

dc.contributor.authorFogaca, Bruno Lincoln Tome
dc.date.accessioned2022-05-13T11:19:07Z
dc.date.available2022-05-13T11:19:07Z
dc.date.issued2022-04-26
dc.identifier.citationFOGACA, Bruno Lincoln Tome. Gênero e sexualidade: análise crítica e humanizadora do Currículo Paulista da etapa Ensino Médio. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16129.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16129
dc.description.abstractThe current work makes a critical approach to the question of the role of pedagogical practices carried out in relation to the Currículo Paulista in the High School stage regarding gender and sexuality issues. During this process, this search’s intention is denounce the historical-social practices of gender and sexual violence that are promoted by educational institutions and in society by erasure or reductioning sex education in the teaching of Biology and in the other areas of knowledge foreseen by the school curriculum. Therefore, this work seeks to analyze and highlight the trends of conventional perspectives - in this case, conservative - in which the current curriculum is supported, by proposing critical pedagogical practices with the interest of overcoming fatalisms inside the teaching and learning process in school spaces. Thus, this academic work has the intention to bring some light about the liberating pedagogy through the deconstruction of generating themes in order to transcend the concrete realities of the students within an autonomous and humanizing education. For this, in this work, a qualitative analysis was carried out with documentary research of the Paulista Curriculum stage High School based on Paulo Freire's problematizing perspective methodology, and with the Delizoicov's three pedagogical moments about educational emancipation, in addition to the contribution of studies on gender and sexuality developeds by Guacira Lopes Louro and Nilson Fernandes Dinis.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGênero e Sexualidadepor
dc.subjectPedagogia Libertadorapor
dc.subjectGender and Sexualityeng
dc.subjectCurrículo Escolarpor
dc.subjectSchool curriculumeng
dc.subjectLiberating Pedagogyeng
dc.titleGênero e sexualidade: análise crítica e humanizadora do Currículo Paulista da etapa Ensino Médiopor
dc.title.alternativeGender and sexuality: critical and humanizing analysis of the Paulista Curriculum in the High School stageeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Silva, Antonio Fernando Gouvêa da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9621931288117213por
dc.description.resumoO presente trabalho faz uma abordagem crítica sobre a questão do papel das práticas pedagógicas realizadas diante do Currículo Paulista na etapa Ensino Médio, no tocante às questões de gênero e sexualidade. Nesse percurso, sobrevém a intenção de denunciar as práticas histórico-sociais das violências de gêneros e sexuais que são promovidas pelas instituições de ensino e na sociedade, em forma de apagamento ou redução da educação sexual no ensino de Biologia e nas demais áreas de conhecimento previstas pelo currículo escolar. Diante disso, esse trabalho busca analisar e evidenciar as tendências de perspectivas convencionais – neste caso, conservadoras – em que o currículo atual se suporta ao propor práticas pedagógicas críticas com o interesse de superar os fatalismos dentro do processo de ensino e aprendizagem nos espaços escolares. Assim, o trabalho vigente possui tendências de oportunizar uma pedagogia libertadora por meio da desconstrução de temas geradores, de modo a transcender as realidades concretas dos educandos por dentro de uma educação autônoma e humanizadora. Para isso, neste trabalho realizou-se uma análise qualitativa com pesquisa documental do Currículo Paulista, etapa Ensino Médio, fundamentado pela metodologia de perspectiva problematizadora de Paulo Freire e com a proposta de emancipação educacional dos três momentos pedagógicos de Delizoicov, além da contribuição dos estudos sobre gênero e sexualidade de Guacira Lopes Louro e Nilson Fernandes Dinis.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0963913529373381por
dc.publisher.courseCiências Biológicas - CBL-Sopor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil