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dc.contributor.authorTeixeira, Isabela Tatiana
dc.date.accessioned2022-05-18T12:34:08Z
dc.date.available2022-05-18T12:34:08Z
dc.date.issued2021-11-29
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Isabela Tatiana. Estratégias de operações de empresas de saúde suplementar de grande porte no Brasil: um estudo multicaso. 2021. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16142.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16142
dc.description.abstractThis paper seeks to identify and analyze the operating strategies of the 5 largest healthcare plan companies in the private healthcare sector in Brazil, from 2011 to 2019. The purpose of the research was to identify the contents of the healthcare strategy operations of the analyzed cases, composed of competitive production priorities and changes in structural and infrastructural decision areas. The alignments of these operations strategies with the respective declared competitive strategies were also evaluated. Initially, it was found that there are few works on the referred sector in which the operation strategies of companies that make up Supplementary Health are analyzed. Supplementary health serves 24% of the population and concentrates the largest volume of annual investments in health in Brazil. An analysis of secondary data, obtained from the National Supplementary Health Agency (ANS) database, of financial and sustainability statements reports released by the institutions, allowed a description of the economic and market scenario in which health services companies are inserted and the identification of the competitive and operational strategies of the 5 companies studied, noting that the alignments of these strategies had a direct relationship with the performances obtained in the period of analysis. The company that did not properly align its operations strategy with the competitive strategy faced financial difficulties, suffered intervention from the ANS and suffered from the risk of leaving the market. The company that changed its competitive strategy but did not adequately break it down into its operations strategy, presented an unsatisfactory financial performance and is evaluating a new position in the market. Companies with consolidated operations strategies and which demonstrated alignment with competitive strategies, showed greater financial stability and controlled claims fluctuations. The scenario analyzed between 2000 and 2019 was that of a stable market, with no interference from adverse events and prior to the Covid-19 pandemic period.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstratégia de operaçõespor
dc.subjectSaúde suplementarpor
dc.subjectOperadoras de planos de saúdepor
dc.subjectOperations Strategyeng
dc.subjectSupplementary Healtheng
dc.subjectHealth Care Companyeng
dc.titleEstratégias de operações de empresas de saúde suplementar de grande porte no Brasil: um estudo multicasopor
dc.title.alternativeOperations strategies in brazilian health companies: a multicase studyeng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Torkomian, Ana Lúcia Vitale
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2321084184622795por
dc.contributor.advisor-co1Alves Filho, Alceu Gomes
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7885557554922569por
dc.description.resumoNeste trabalho procura-se identificar e analisar as estratégias de operações de 5 grandes operadoras de planos de saúde, cada uma a maior em sua modalidade, do setor de saúde suplementar no Brasil, no período de 2011 a 2019. O intuito da pesquisa foi identificar os conteúdos das estratégias de operações das empresas, compostos pelas prioridades competitivas de produção e pelas mudanças em áreas de decisões estruturais e infraestruturais. Foram também avaliados os alinhamentos dessas estratégias de operações com as respectivas estratégias competitivas declaradas. Constatou-se inicialmente que existe uma quantidade limitada de trabalhos em que estratégias de operações de empresas que compõem a Saúde Suplementar são analisadas. A saúde suplementar atende 24% da população e concentra o maior volume de investimentos anuais em saúde no Brasil. Uma análise de dados secundários, obtidos no banco de dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), de relatórios de demonstrações financeiras e de sustentabilidade divulgados pelas instituições, possibilitou uma descrição do cenário econômico e de mercado em que as empresas de serviços de saúde estão inseridas e a identificação das estratégias competitivas e de operações das 5 empresas estudadas, observando-se que alinhamentos dessas estratégias tiveram relação direta com os desempenhos obtidos no período analisado. A empresa que não alinhou adequadamente a estratégia de operações com sua estratégia competitiva apresentou dificuldades financeiras, sofreu intervenção da ANS e sofreu o risco de ter de deixar o mercado. A empresa que modificou sua estratégia competitiva, mas não a desdobrou adequadamente em sua estratégia de operações, apresentou um desempenho financeiro insatisfatório e procurou avaliar novo posicionamento no mercado. As empresas com estratégias de operações consolidadas e que demonstraram alinhamentos com as estratégias competitivas apresentaram maior estabilidade financeira e controlaram as oscilações de sinistralidade. No período analisado, de 2000 a 2019, anterior ao período da pandemia do Covid-19, o mercado estava relativamente estável, sem interferências de eventos adversos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DA PRODUCAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIApor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0513516455650633por


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