Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRoberto, Daniele Fernanda
dc.date.accessioned2022-05-19T11:16:48Z
dc.date.available2022-05-19T11:16:48Z
dc.date.issued2022-02-18
dc.identifier.citationROBERTO, Daniele Fernanda. História e cultura afro-brasileira e africana nos livros didáticos de matemática: um olhar a partir da hermenêutica da profundidade de Thompson. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16148.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16148
dc.description.abstractThis study aims to present an analysis of the presence of Afro-Brazilian and African history and culture (HCAA- initials in portuguese) in mathematics textbooks for the final years of Elementary School, approved and distributed by the National Textbook Program (PNLD) of the year of 2020. To carry out these analyses, the theoretical and methodological assumptions of John B. Thompson's socio-critical theory were used, thus, the focus of this work was the Symbolic Forms transmitted through the related themes of the HCAA present in the textbooks of the analyzed collections. In this research, the construction of a historical panorama about the black people in Brazil was carried out, approaching their struggles and achievements in the educational and legislative scope, as well as an analytical reflection on the role of the PNLD, as an educational policy, observing its dimension in the process of valuing the contents of the HCAA in textbooks. The general basis of this analysis was based on 104 excerpts found in textbooks, which cover images, texts and activities related to the HCAA. For this purpose, the typical forms of Thompson's (1995) symbolic construction were used: legitimation, dissimulation, unification, fragmentation and reification. The results obtained referred to the typical strategies of ideology operation, in which the symbolic constructions reinforce asymmetrical and discriminatory relationships. The need for an improvement in the approach to teaching the HCAA in mathematics textbooks is highlighted, which reconsiders its representation from the perspective of the National Curriculum Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations and for the Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture (DCNERER).eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLivros didáticospor
dc.subjectEducação matemáticapor
dc.subjectHistória e cultura afro-brasileira e africanapor
dc.subjectHermenêutica da profundidadepor
dc.subjectDidatic bookseng
dc.subjectMath educationeng
dc.subjectAfro-brazilian and african history and cultureeng
dc.subjectDepth hermeneuticseng
dc.titleHistória e cultura afro-brasileira e africana nos livros didáticos de matemática: um olhar a partir da hermenêutica da profundidade de Thompsonpor
dc.title.alternativeAfro-brazilian and african history and culture in mathematics textbooks: a look from Thompson's depth hermeneuticseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Vilela, Denise Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8155152145332951por
dc.description.resumoEste estudo, tem como objetivo apresentar uma análise sobre a presença da história e cultura afro-brasileira e africana (HCAA) nos livros didáticos de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental, aprovados e distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do ano de 2020. Para realizar essas análises, foram utilizados os pressupostos teóricos e metodológicos da teoria sócio crítica de John B. Thompson, dessa forma, o foco desse trabalho foram as Formas Simbólicas transmitidas por intermédio das temáticas relacionadas da HCAA presentes nos livros didáticos das coleções analisadas. Nesta pesquisa foi realizada a construção de um panorama histórico acerca do negro no Brasil, abordando suas lutas e conquistas no âmbito educacional e legislativo, além de uma reflexão analítica sobre o papel do PNLD, enquanto política educacional observando sua dimensão no processo de valorização dos conteúdos da HCAA nos livros didáticos. A base geral desta análise ocorreu a partir de 104 trechos encontrados nos livros didáticos, que abrangem imagens, textos e atividades, relacionados com a HCAA. Foram utilizadas para tanto, as formas típicas da construção simbólica de Thompson (1995): legitimação, dissimulação, unificação, fragmentação e reificação. Os resultados obtidos remeteram às estratégias típicas de operação da ideologia, em que as construções simbólicas reforçam relações assimétricas e discriminatórias. Salienta-se a necessidade de um aprimoramento da abordagem do Ensino da HCAA nos livros didáticos de matemática que reconsidere sua representação pela perspectiva das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana (DCNERER).por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2194060008657868por


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil