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dc.contributor.authorSpindola, Carine dos Santos
dc.date.accessioned2022-05-26T17:29:50Z
dc.date.available2022-05-26T17:29:50Z
dc.date.issued2022-04-25
dc.identifier.citationSPINDOLA, Carine dos Santos. Resistência e negritude: experiências de enfrentamento ao racismo de jovens negros universitários. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16187.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16187
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the academic and personal trajectories of young black college students. This is a qualitative approach study. The study was approved by the Ethics Committee on Human Research of the Universidade Federal de São Carlos (Opinion No. 5.012.198, CAAE No. 48525521.0.0000.5504). Two interview sessions based on a semi-structured script were conducted with three university students. In the interviews, the participants' experiences of racism were investigated, as well as their life stories, experiences of resistance to racism, and relationship with the university. The collected data were analyzed by means of Inductive Thematic Analysis. Three categories emerged from the analysis: identity, racial discrimination, and resistance to racism. Resistance was an instrument of power exercised by all participants throughout their trajectories. The discussion of racism at the university and by the Psychology area is important for the construction of anti-racist institutions.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRacismopor
dc.subjectJovens universitáriospor
dc.subjectIdentidadepor
dc.titleResistência e negritude: experiências de enfrentamento ao racismo de jovens negros universitáriospor
dc.title.alternativeResistance and blackness: experiences in confronting racism of young black university studentseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Risk, Eduardo Name
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9006559297031800por
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo analisar as trajetórias acadêmica e pessoal de jovens negros universitários. Trata-se de estudo de abordagem qualitativa. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Universidade Federal de São Carlos (Parecer nº 5.012.198, CAAE nº 48525521.0.0000.5504). Foram realizadas duas sessões de entrevista com base em roteiro semi-estruturado com três estudantes universitários. Nas entrevistas foram investigadas experiências de racismo vivenciadas pelos participantes, assim como suas histórias de vida, experiências de resistência ao racismo e relação com a universidade. Os dados coligidos foram analisados por meio da Análise Temática Indutiva. Da análise emergiram três categorias: identidade, discriminação racial e resistência ao racismo. A resistência foi um instrumento de poder exercido por todos os participantes ao longo de suas trajetórias. É importante a discussão do racismo na universidade e pela área da Psicologia para a construção de instituições antirracistas.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL::PAPEIS E ESTRUTURAS SOCIAIS; INDIVIDUOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1370412461275171por
dc.publisher.coursePsicologia - Psipor


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