Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorBotura, Beatriz Jabor
dc.date.accessioned2022-05-26T17:40:12Z
dc.date.available2022-05-26T17:40:12Z
dc.date.issued2022-05-04
dc.identifier.citationBOTURA, Beatriz Jabor. Efeitos de um curso de habilidades sociais e educativas para professores via (EaD) na prevenção e combate ao bullying. 2022. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16189.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16189
dc.description.abstractThe theoretical practical field of Social Skills is important not just only for academic development of the student, but also for your socioemotional development and prevention of externalizing and internalizing behavior problems. Among them, one that has been a matter of high concern in this century: bullying. Inserted in a replication of a distance course for teacher training, the present research aimed to evaluate the impact of the program and of one unity about bullying on the Social Skills and Social Educational Skills repertoire, your conceptions and practices of combat and prevention of bullying and on your perception of socioemotional development and academic competence of your students. Six Elementary School teachers were evaluated throughout the course, as well as six students each. The instruments used to assess the repertoire of these teachers were Social Educational Skills Inventory, Social Skills Inventory and a quiz about bullying. The Children’s Social Skills, Behavior Problems and Academic Competence Inventory were used to assess the students. Two types of analysis were made, qualitative and quantitative, the first being through the NVivo software and focused on specific data about bullying. As for the quantitative, parametric and non-parametric tests were performed and analyses with the JT method to access the participants’ social skills and social educational skills repertoires. The obtained results by the research showed statistically significant difference in the teacher’s performance in the social skills and social educational skills repertoire and knowledge about bullying and the JT method showed that for some participants these differences can be attributed to the intervention. Furthermore, it has been a significant impact of the academic competence of the evaluated students and in the factor 4 of the social skills indicator. These results demonstrate the importance of teacher training, aiming the socioemotional development of their students. Future researches with big samples and multimodal evaluations are suggested.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesenvolvimento socioemocionalpor
dc.subjectHabilidades sociais educativaspor
dc.subjectFormação continuada de professorespor
dc.subjectBullyingeng
dc.subjectSocioemotional developmenteng
dc.subjectSocial educational skillseng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.titleEfeitos de um curso de habilidades sociais e educativas para professores via (EaD) na prevenção e combate ao bullyingpor
dc.title.alternativeEffects of a social and educational skills course for teachers (via distance education) in preventing and combating of bullyingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Del Prette, Zilda Aparecida Pereira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8113238388739093por
dc.description.resumoO campo teórico-prático das Habilidades Sociais é importante não só para o desenvolvimento acadêmico do aluno, mas também para seu desenvolvimento socioemocional e prevenção de problemas de comportamento externalizantes e internalizantes. Dentre eles, um que tem sido foco de alta preocupação neste século: o bullying. Inserido na replicação de um curso à distância para formação continuada de professores, a presente pesquisa teve como objetivo avaliar o impacto do programa e de uma unidade voltada para o bullying, sobre o repertório de Habilidades Sociais e Habilidades Sociais Educativas do professor, suas concepções e práticas de combate e prevenção do bullying e sobre sua percepção do desenvolvimento socioemocional e da competência acadêmica de seus alunos. Participaram seis professores do Ensino Fundamental I que foram avaliados ao longo do curso, bem como seis alunos de cada um deles. Os instrumentos utilizados para avaliar o repertório desses professores foram o Inventário de Habilidades Sociais Educativas, o Inventário de Habilidades Sociais e um questionário sobre bullying. O Inventário de habilidades sociais, problemas de comportamento e competência acadêmica para crianças foi utilizado para avaliar os alunos. Foram feitos dois tipos de análise, qualitativa e quantitativa, sendo que a primeira foi através do Software NVivo e focou nos dados específicos sobre bullying. Já para a quantitativa, foram realizados testes paramétricos e não paramétricos e análises com o método JT para acessar o repertório de HS e HSE dos participantes. Os resultados obtidos pelo estudo demonstraram diferença estatisticamente significativa no desempenho dos professores, nos repertórios de habilidades sociais, habilidades sociais educativas e conhecimento sobre bullying sendo que o método JT demonstrou que para alguns participantes essas diferenças podem ser atribuídas a intervenção. Além disso, houve impacto significativo na competência acadêmica dos alunos avaliados e no fator 4 do indicador de habilidades sociais. Esses resultados demonstram a importância da formação continuada de professores visando o desenvolvimento socioemocional de seus alunos. Pesquisas futuras com amostras maiores e avaliações multimodais são sugeridas.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPsipor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL::RELACOES INTERPESSOAISpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0998164701209837por


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil