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dc.contributor.authorSilva, Ana Flávia de Almeida
dc.date.accessioned2022-05-31T13:16:39Z
dc.date.available2022-05-31T13:16:39Z
dc.date.issued2022-04-27
dc.identifier.citationSILVA, Ana Flávia de Almeida. A mudança da representação da mulher na publicidade da cerveja Antarctica: uma análise semiótica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16207.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16207
dc.description.abstractThe term paper sought to analyze and discuss, based on the discursive semiotic theory, two video advertisements produced by the brand Antarctica, one from 2006 and another from 2020. The objective was to cause a reflection about the change in representation of women in commercials for the brand's beer, considering the 14-year difference between the two texts chosen for the corpus and the historical and social changes that are revealed in their speeches. In this work, we analyzed the content plan based on the generative path of meaning, observing separately the fundamental, narrative and discursive levels, as well as the expression plan of each advertisement, to then compare them. The results we obtained showed that the representation of the image of women has changed considerably from the oldest to the most recent advertising, in order to make the woman represented in a more diverse way, no longer seen as just an object or property.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSemióticapor
dc.subjectPublicidadepor
dc.subjectMovimento feministapor
dc.titleA mudança da representação da mulher na publicidade da cerveja Antarctica: uma análise semióticapor
dc.title.alternativeThe change in the representation of women in Antarctica beer advertising: a semiotic analysiseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Barros, Mariana Luz Pessoa de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4830505244404566por
dc.description.resumoO trabalho de conclusão de curso buscou analisar e discutir, com base na teoria semiótica discursiva, duas publicidades em vídeo produzidas pela marca Antarctica, uma do ano de 2006 e outra do ano de 2020. O objetivo foi provocar uma reflexão acerca da mudança da representação da mulher em comerciais de cerveja da marca, considerando os 14 anos de diferença entre os dois textos escolhidos para o corpus e as mudanças históricas e sociais que se revelam em seus discursos. Neste trabalho, fizemos a análise do plano do conteúdo com base no percurso gerativo de sentido, observando separadamente os níveis fundamental, narrativo e discursivo, bem como o plano de expressão de cada publicidade, para depois compará-los. Os resultados que obtivemos mostraram que a representação da imagem da mulher mudou consideravelmente desde a publicidade mais antiga até a mais recente, de modo a fazer com que a mulher seja representada de forma mais diversificada, deixando de ser vista apenas como um objeto ou propriedade.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.publisher.courseLinguística - Lingpor


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