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dc.contributor.authorBossolan, Danielle Cristine
dc.date.accessioned2022-06-01T12:21:57Z
dc.date.available2022-06-01T12:21:57Z
dc.date.issued2022-04-18
dc.identifier.citationBOSSOLAN, Danielle Cristine. Percepções de licenciandos sobre o estágio supervisionado remoto em tempos de pandemia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16220.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16220
dc.description.abstractAs a fundamental component of the curriculum in undergraduate courses, the subject of supervised internship aims to provide students in initial teacher-training the confluence of theoretical and practical experiences in the school environment, that being a field of research and knowledge (PIMENTA; LIMA, 2006). Acknowledging the teaching activity as work requires the understanding that numerous aspects essential to "being a teacher" evolve and change over time and with experience, accepting the internship as the primary space in which such ideals and skills first emerge. In order to conduct this research, a historical-temporal cut is made with the purpose of investigating, exclusively, the internship done remotely during the COVID-19 pandemic. We intend to identify and understand the perceptions of a group of undergraduates about this particular period, analyzing experience reports available in open acess environments. At first, this study presents conceptions related to supervised internship, to the context of emergency remote teaching and to experience reports, which served as a basis for the later stage in our research, in which we qualitatively analyze what we found of opinions on remote supervised internships made by the students. To that end, this is an early exploratory study that aims to contribute to the development of understandings of what this period of social isolation was like for those going through teacher-training processes.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstágio supervisionadopor
dc.subjectEnsino remoto emergencialpor
dc.subjectEstágio supervisionado remotopor
dc.subjectRelatos de experiênciapor
dc.subjectSupervised internshipeng
dc.subjectEmergency remote teachingeng
dc.subjectRemote supervised internshipeng
dc.subjectExperience reportseng
dc.titlePercepções de licenciandos sobre o estágio supervisionado remoto em tempos de pandemiapor
dc.title.alternativePerceptions of undergraduates about the remote supervised internship in times of a pandemiceng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Biazolli, Caroline Carnielli
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7908630593356660por
dc.description.resumoComo componente fundamental da grade curricular dos cursos de Licenciatura, a disciplina de estágio supervisionado visa proporcionar aos alunos em formação inicial a comunhão das vivências teóricas e práticas no âmbito escolar, sendo, portanto, campo de pesquisa e conhecimento (PIMENTA; LIMA, 2006). Entender a atividade docente como um trabalho requer a compreensão de que inúmeros aspectos fundamentais para o “ser professor” evoluem e se modificam com o passar do tempo e com a experiência, admitindo-se o estágio como o espaço inicial em que tais ideais e habilidades primeiramente emergem. Para a realização desta pesquisa, fazemos um recorte histórico-temporal com o intuito de investigar o estágio feito de maneira remota, em caráter emergencial, durante a pandemia de COVID-19. Objetivamos conhecer e compreender as percepções de um grupo de licenciandos sobre esse período, analisando, para isso, relatos de experiência disponibilizados em ambientes de acesso livre. Dessa forma, inicialmente, este estudo apresenta concepções relacionadas, em especial, a estágio supervisionado, ao contexto de ensino remoto emergencial e a relato de experiência, que serviram de base para a etapa posterior, em que analisamos qualitativamente os registros sobre estágio remoto feitos pelos licenciandos. Trata-se, portanto, de um estudo exploratório inicial que visa contribuir com a construção de entendimentos do que foi esse período de isolamento social para aqueles que estão em processo de formação docente.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.publisher.courseLetras - Espanhol - LLEpor


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