Mostrar registro simples

dc.contributor.authorOhtsuka, Rodrigo Seiji
dc.date.accessioned2022-06-09T13:51:05Z
dc.date.available2022-06-09T13:51:05Z
dc.date.issued2022-04-18
dc.identifier.citationOHTSUKA, Rodrigo Seiji. Estudo sobre os métodos de reciclagem e reutilização de baterias de lítio de carros elétricos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16259.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16259
dc.description.abstractElectric vehicle (EV), means of transport considered more sustainable to the environment, have become popular around the world in recent years mainly in the United States, Europe and China. For the next decades, the volume of EVs is expected to grow exponentially, replacing large part of the fleet of vehicles with a combustion engine. Issues such the concerns about effects of global warming, government incentives to sell EVs, fast technological development, and optimization in lithium batteries (LiB) are among the main reasons for the expansion of this market. However, it is important to assess which environmental impacts and fate of the large number of LIBs that will be taken from EVs in the next years, in addition to the risk of lack of raw material to manufacture them (mainly lithium and cobalt). In this context, the purpose of this work emerged, whose objective was to carry out a study on the possible social and environmental effects of LiBs, and to discuss the main existing resources and methods to reuse and/or recycling it. After a extensive research in the literature about this topic, it was verified that the reuse (known as second-life use) and recycling through hydrometallurgy and pyrometallurgy will be necessary alternatives in the near future to mitigate the impacts on the environment and possible lack of supply of raw materials of lithium batteries. However, both processes must overcome some barriers to becoming viable on a large scale, mainly economic, making crucial the role of governments to help implement those processes.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBateriaspor
dc.subjectReciclagempor
dc.subjectLitiopor
dc.subjectBatterieseng
dc.subjectLithiumeng
dc.subjectRecyclingeng
dc.titleEstudo sobre os métodos de reciclagem e reutilização de baterias de lítio de carros elétricospor
dc.title.alternativeStudy on recycling methods and reuse of car´s lithium-based electrical batterieseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Andreeta, Marcello Rubens Barsi
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7904227795652627por
dc.description.resumoOs carros elétricos (EV – electric vehicle), meios de transporte considerados mais sustentáveis ao meio ambiente, têm-se popularizado ao redor do mundo nos últimos anos, principalmente nos Estados Unidos, Europa e China, sendo que para as próximas décadas é esperado que o volume de EVs sofra um crescimento exponencial, substituindo grande parte da frota de veículos com motor a combustão. Questões como preocupações com os efeitos do aquecimento global, incentivos governamentais à venda de EVs, rápido desenvolvimento tecnológico, e otimização nas baterias de lítio (LiB) estão entre as principais causas da expansão desse mercado. No entanto, é importante avaliar quais os impactos ambientais e destinos do grande número de LIBs que serão retirados dos EVs nos próximos anos, além do risco de falta de matéria prima para fabricação dos mesmos, principalmente lítio e cobalto. Nesse contexto surgiu o intuito deste trabalho, cujo objetivo foi de levantar um estudo sobre os possíveis efeitos sociais e ambientais dos LiBs, e dos principais métodos de reutilização e reciclagem existentes. Após consultas na literatura, foi verificado que a reutilização (conhecido como second-life use) e reciclagem através da hidrometalurgia e pirometalurgia serão alternativas necessárias num futuro próximo, podendo amenizar os impactos no meio ambiente e possível falta de abastecimento de matérias primas das baterias de lítio. Entretanto, ambos processos devem superar algumas barreiras para tornarem-se viáveis em grande escala, principalmente a econômica, fazendo com que a atuação de governos seja crucial para viabilizá-los.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA::INSTALACOES E EQUIPAMENTOS METALURGICOSpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA::MATERIAIS NAO METALICOSpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA::METALURGIA DE TRANSFORMACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8949216890470229por
dc.publisher.courseEngenharia de Materiais - EMapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil