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dc.contributor.authorJuliani, Rafael Paulino
dc.date.accessioned2022-07-27T14:11:26Z
dc.date.available2022-07-27T14:11:26Z
dc.date.issued2022-05-31
dc.identifier.citationJULIANI, Rafael Paulino. The rainbow business (does not) wants you: um estudo sobre políticas organizacionais de inclusão de trabalhadores LGBTs. 2022. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16423.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16423
dc.description.abstractNotwithstanding the psychosocial exclusion practices of LGBT workers (lesbians, gays, bisexuals and transgenders) from the world of work, verified to the present day, there is a counter-hegemonic movement of inclusion, through few, but significant, actions from international organizations, public authorities and even by the private sector. Despite the prejudices and violations experienced at work by LGBT people, this is still represented by them as a tool and means to overcome some barriers and assert themselves as social subjects. Faced with the paradox of pain and delight of being "LGBTWorkers" and at the same time there is also a growing and even active search for workers who do not fit the heteronormative standards to compose the staff of large organizations, there is a need to better understand the existence (or not) of correspondences between the values of the management system, expressed by the business discourse, and the organizational practices of the referred companies. This research aimed to evaluate how, in fact, the inclusion policies for LGBT workers, practiced by an organization that, avowedly, positions itself as inclusive and diverse are implemented. I adopted a qualitative method and carried out a case study, through direct observations, semi-structured interviews and survey of official documents. The information obtained from the field was analyzed through triangulation and made it possible to verify that the company studied, in fact, did not have diversity policies concretely implemented. It carried out few and punctual awareness actions to minimize tensions between LGBT workers and other workers, however, without setting real inclusion goals, mainly, for transgender people. a Corporate Social Hypocrisy, in the form of Rainbow Washing.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDiversidade e inclusãopor
dc.subjectPolíticas organizacionaispor
dc.subjectGestão da diversidade LGBTpor
dc.subjectTrabalhopor
dc.subjectMaquiagem arco-írispor
dc.subjectDiversity and inclusioneng
dc.subjectOrganizational policieseng
dc.subjectLGBT diversity managementeng
dc.subjectWorkeng
dc.subjectRainbow washingeng
dc.titleThe rainbow business (does not) wants you: um estudo sobre políticas organizacionais de inclusão de trabalhadores LGBTspor
dc.title.alternativeThe rainbow business (does not) wants you: a study on organizational inclusion policies for LGBT workerseng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Scopinho, Rosemeire Aparecida
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4770451465556845por
dc.description.resumoNão obstante as práticas de exclusão psicossocial dos trabalhadores LGBTs (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) do mundo do trabalho, verificadas até os dias atuais, observa-se um movimento contra-hegemônico de inclusão, por meio de poucas, porém significativas, ações de órgãos internacionais, poderes públicos e, até mesmo, por parte da iniciativa privada. Apesar dos preconceitos e violações vivenciados no trabalho por pessoas LGBTs, esse ainda é representado por elas como ferramenta e meio para transporem algumas barreiras e autoafirmarem-se como sujeitos sociais. Diante do paradoxo de dor e de delícia de serem "LGBTTrabalhadores" e ao mesmo tempo em que também se percebe uma crescente e, até mesmo, ativa busca por trabalhadores que não se enquadram nos padrões heteronormativos para comporem os quadros funcionais de grandes organizações, verifica-se a necessidade de melhor compreender a existência (ou não) de correspondências entre os valores da gestão de pessoas, expressos pelo discurso empresarial, e as práticas organizacionais das referidas empresas. Esta pesquisa objetivou avaliar como, de fato, são implantadas as políticas de inclusão aos trabalhadores LGBTs, praticadas por uma organização que, declaradamente, posiciona-se como inclusiva e diversa. Adotei um método qualitativo e realizei um estudo de caso, por meio de observações diretas, entrevistas semiestruturadas e levantamento de documentos oficiais. As informações obtidas junto ao campo foram analisadas por meio de triangulação e permitiram verificar que a empresa estudada, de fato, não possuía políticas de diversidade concretamente implantadas. Realizava poucas e pontuais ações de conscientização para minimizar tensões entre trabalhadores LGBTs e demais trabalhadores, porém, sem estabelecer objetivos reais para a inclusão, principalmente, de pessoas travestis e transgêneros. O que configurava as suas práticas de diversidade e inclusão LGBT como estratégias de uma Hipocrisia Social Corporativa, na forma de Maquiagem Arco-íris.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPsipor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIALpor
dc.description.sponsorshipId88887.467518/2019-00por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6883107639714357por


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