Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorDias, Rafael Gironi
dc.date.accessioned2022-08-26T18:53:17Z
dc.date.available2022-08-26T18:53:17Z
dc.date.issued2022-08-19
dc.identifier.citationDIAS, Rafael Gironi. Uma trajetória submersa: a “hipótese Nietzsche” de Michel Foucault em seus cursos no Collège de France entre 1970 e 1976. 2022. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16536.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16536
dc.description.abstractThe fragmented genealogies performed by Foucault in the first half of the 1970s are marked by the arrhythmia of discontinuities, and the analysis of events, often diluted with the dust of history, its privileged sources. In this context, the philosopher elaborates a working hypothesis that aims to combine the critique of discursive events from the archaeology of knowledge, with a genealogy that displays the marks of power in the constitution of realities from a discourse of truth; that is, a Nietzsche hypothesis about the will to know and the will to power. With the objective of verifying the construction of this hypothesis from its methodological operators, with emphasis on the notion of event, the study followed Foucault's genealogical trajectory through his courses held at the Collège de France from his inaugural class, The Discourse of Language (L'Ordre du discours), till the course of 1976, Society Must Be Defended (“Il faut défendre la société”). Thus, the genealogies undertaken by the philosopher in this period, instead of constituting models for an analytical of power in its various forms, they allow to recover the "materiality of the discourse", a central element to understand the relations of power and knowledge in Western societies, and they mainly enable the creation of necessary counter-knowledge for struggles and confrontations in what is currently intolerable.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMichel Foucaultpor
dc.subjecthipótese Nietzschepor
dc.subjectNietzsche hypothesiseng
dc.subjectGenealogiapor
dc.subjectGenealogyeng
dc.subjectAcontecimentopor
dc.subjectEventeng
dc.subjectIntolerávelpor
dc.subjectIntolerableeng
dc.titleUma trajetória submersa: a “hipótese Nietzsche” de Michel Foucault em seus cursos no Collège de France entre 1970 e 1976por
dc.title.alternativeA submerged trajectory: Michel Foucault's "Nietzsche hypothesis" in his courses at the Collège de France between 1970 and 1976eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Stival, Monica Loyola
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0624149613819754por
dc.description.resumoAs genealogias fragmentadas realizadas por Foucault na primeira metade da década de 1970 são marcadas pela arritmia das descontinuidades, sendo a análise dos acontecimentos, muitas vezes diluídos pela poeira da história, suas fontes privilegiadas. Nesse contexto, o filósofo elabora uma hipótese de trabalho que visa aliar a crítica dos acontecimentos discursivos a partir da arqueologia dos saberes, com uma genealogia que coloca a mostra as marcas do poder na constituição de realidades a partir de um discurso de verdade; ou seja, uma hipótese Nietzsche sobre a vontade de saber e a vontade de poder. Com o objetivo de averiguar a construção dessa hipótese a partir de seus operadores metodológicos, com destaque à noção de acontecimento, o estudo seguiu a trajetória genealógica de Foucault através de seus cursos realizados no Collège de France desde sua aula inaugural, A ordem do discurso, até o curso de 1976, Em defesa da sociedade. Com isso, as genealogias empreendidas pelo filósofo nesse período, mais que constituírem modelos para uma analítica do poder em suas várias formas, permitem recuperar a “materialidade do discurso”, elemento central para compreender as relações de poder e saber nas sociedades ocidentais, e, principalmente, possibilitam a criação de contra-saberes necessários para as lutas e os enfrentamentos naquilo que se mostra intolerável na atualidade.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofia - PPGFilpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::ETICApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::HISTORIA DA FILOSOFIApor
dc.description.sponsorshipId2019/22639-0por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4518987479959973por


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil