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dc.contributor.authorMoreira, André Guilherme
dc.date.accessioned2022-09-14T17:57:42Z
dc.date.available2022-09-14T17:57:42Z
dc.date.issued2022-09-09
dc.identifier.citationMOREIRA, André Guilherme. Razão econômica, trabalho e produção de tecnologia: uma etnografia do mercado de eventos durante a COVID-19 no Brasil. 2022. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16617.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16617
dc.description.abstractThis dissertation seeks to understand the relation between economic reason, labor and technology production through the ethnography of Lúdica, an event production company that betwenn 2020 and 2021was faced with the COVID-19 pandemic in Brazil. With the ban of activities that generate gatherings by state and municipal authorities in March 2020 aiming to contain the increase of the coronavírus contagion rate in Brazil, Lúdica's revenues were reduced to R$ 0.00. Faced with this scenario, several tensions and contradictions emerged in the company involving discussions about work, technology, and the pandemic, which resulted in the reduction of the workforce while investing in technology. The ethnography, conducted remotely during the pandemic seeks to describe the knowledge, theories, practices, personal histories, and temporal representations that inform the world images, synchronic and diachronic, that guide the decision-making processes and actions of Lúdica's executives and employees. As I discuss throughout the dissertation, the “madness of economic reason” (DERRIDA, 1991) expressed in decisions such as that of the São Paulo State Government to relax isolation measures contrary to the orientation of epidemiologists, is the result not only of “company’s culture” or “public agencies”, but also the sociotechnical agencements, particular historical trajectories and temporal maps to which people are intertwined. These images about the world create paradoxes that propose us to reflect on how the economization of different aspects of life can lead to disastrous outcomes as happened in Brazil between 2020 and 2022. This dissertation, therefore, describes how entrepreneurs, employees, and some representatives of public power react in the face of a crisis, and how the images of the world that inform their decisions change according to the technologies and relationships to which they have access.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMercadopor
dc.subjectEconomiapor
dc.subjectEstudos das organizaçõespor
dc.subjectTemporalidadespor
dc.subjectPandemiapor
dc.subjectMarketeng
dc.subjectEconomyeng
dc.subjectOrganization studieseng
dc.subjectTemporalitieseng
dc.subjectPandemiceng
dc.titleRazão econômica, trabalho e produção de tecnologia: uma etnografia do mercado de eventos durante a COVID-19 no Brasilpor
dc.title.alternativeEconomic reason, labor, and technology production: an ethnography of the events market during COVID-19 in Brazileng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Morawska, Catarina
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2245801371286766por
dc.description.resumoEsta dissertação busca compreender a relação entre razão econômica, trabalho e produção de tecnologia, por meio da etnografia da Lúdica, uma empresa produtora de eventos que ao longo de 2020 e 2021 se viu diante da pandemia da COVID-19 no Brasil. Com a proibição das atividades que geram aglomerações pelas autoridades estaduais e municipais, em março de 2020, visando conter o aumento da taxa de contágio do coronavírus no Brasil, as receitas da Lúdica foram reduzidas a R$ 0,00. Diante desse cenário, emergiram diversas tensões e contradições na empresa, que envolviam discussões sobre trabalho, tecnologia e pandemia e que resultaram na redução do quadro de colaboradores, ao mesmo tempo que se investia em tecnologia. A etnografia, realizada de forma remota durante a pandemia, busca descrever os conhecimentos, teorias, práticas, histórias pessoais e representações temporais que informam as imagens de mundo, sincrônicas e diacrônicas, que orientam os processos decisórios e ações dos executivos e funcionários da Lúdica. Como discuto ao longo da dissertação, a “loucura da razão econômica” (DERRIDA, 1991) expressa em decisões como a do Governo do Estado de São Paulo de flexibilizar medidas de isolamento, contrariando a orientação de epidemiologistas, é resultado não apenas da “cultura da empresa” ou “dos órgãos públicos”, mas também dos agenciamentos sociotécnicos, trajetórias históricas pessoais e mapas temporais aos quais as pessoas estão entrelaçadas. Essas imagens sobre o mundo criam paradoxos que nos propõem a refletir sobre como a economicização dos diversos aspectos da vida pode levar a resultados desastrosos, como os que se sucederam no Brasil entre 2020 e 2022. Esta dissertação, portanto, descreve como empresários, funcionários e alguns representantes do poder público reagem diante de uma crise, e como as imagens sobre o mundo que informam suas decisões mudam conforme as tecnologias e relações às quais têm acesso.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA::ANTROPOLOGIA URBANApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICASpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttps://lattes.cnpq.br/4510352642506090por


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