Show simple item record

dc.contributor.authorRamos, Alex Suraty
dc.date.accessioned2022-10-14T08:37:54Z
dc.date.available2022-10-14T08:37:54Z
dc.date.issued2022-08-18
dc.identifier.citationRAMOS, Alex Suraty. Arte sonora: nomadismo, escutas e processos criativos. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16864.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16864
dc.description.abstractThe present work proposes to investigate the poetic aspects intrinsic to the Sound Art, taking the nomadism notion as the principal reference. Starting from the relationship between the pieces, the listening modes and the interactive processes, the dissertation approaches how the choices of materials, technologies and the formation of sound artists are important elements in the creative process. The sound artist transits between different means, knowledges, technologies and art languages to propose their own pieces. This research conducts a mapping of píeces and sound artists, tracing a broad dialogue with the investigated bibliography. The researched Sound Art pieces are found as sound installations, site-specific, sound sculptures and interactive environments. The Sound Art explores the potential of listening and the use of sound as a way of interacting with the pieces. In this way, the research points out that this artistic genre is characterized by its hybridism, revealing some historical approximations between music and the contemporary plastic arts. Furthermore, it is of great importance for the conception of Sound Art the influence of the experimental pieces of John Cage and the Fluxus group. From Cox's theory (2004; 2009) about the notions of becoming and duration, the virtual and the actual; and from Santos's theory (2000; 2004; 2006) about nomadic listening, it was concluded that Sound Art enables a listening in movement, dialoguing with the spectator’s memories on aesthetic enjoyment in sculptures, installations and architectonic spaces. So the sound artist is observed as a proposer of pieces and the creation arises from experiences in process.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArte sonorapor
dc.subjectArtista-propositorpor
dc.subjectEscuta nômadepor
dc.subjectInstalação sonorapor
dc.subjectProcessos criativospor
dc.subjectSound Arteng
dc.subjectArtist-proposereng
dc.subjectNomadic listeningeng
dc.subjectSound Installationeng
dc.subjectCreative processeseng
dc.titleArte sonora: nomadismo, escutas e processos criativospor
dc.title.alternativeSound Art; nomadism, listening and creative processeseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Nespoli, Eduardo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0482744763085170por
dc.description.resumoO presente trabalho propõe investigar aspectos poéticos inerentes à Arte Sonora, tomando como referência principal a noção de nomadismo. Partindo da relação entre as obras, os modos de escuta e os processos interativos, a dissertação aborda como as escolhas dos materiais, das tecnologias e a formação dos artistas são elementos importantes no processo criativo. O artista sonoro transita entre diferentes meios, conhecimentos, tecnologias e linguagens artísticas para propor suas obras. A pesquisa realizou um mapeamento de obras e artistas sonoros, traçando um amplo diálogo com a bibliografia investigada. As obras de Arte Sonora pesquisadas encontram-se na forma de instalações sonoras, site-specific, esculturas sonoras e ambientes interativos. A Arte Sonora explora a potencialidade da escuta e a utilização do som como forma de interação com as obras. A pesquisa assinala que esse gênero artístico caracteriza-se por seu hibridismo, revelando aproximações históricas com a música e as artes plásticas contemporâneas. Neste sentido, é de grande importância para a concepção da Arte Sonora a influência advinda dos trabalhos experimentais de John Cage e do grupo Fluxus. A partir da teoria de Cox (2004; 2009) acerca das noções de devir e duração, virtual e atual; e da teoria de Santos (2000; 2004; 2006) sobre a escuta nômade, conclui-se que a Arte Sonora possibilita uma escuta em movimento, dialogando com as memórias do espectador na fruição estética de esculturas, instalações e espaços arquitetônicos. O artista sonoro é observado então enquanto um propositor de obras e a criação se dá por experiências em processo.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTSpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICASpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApor
dc.description.sponsorshipIdPortaria da Capes nº. 76, de 14/04/2010 e respectivo Anexo, Portaria Conjunta Capes/CNPq, no. 1, de 15/07/2010 e Resolução CoPG/UFSCar 01/2010.por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8414390712773145por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil