Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBlandino, Paulo Rogério
dc.date.accessioned2022-10-27T12:51:18Z
dc.date.available2022-10-27T12:51:18Z
dc.date.issued2022-09-20
dc.identifier.citationBLANDINO, Paulo Rogério. "Todos os brasileiros comem o mesmo café da manhã?" - Perspectivas interculturais nos cadernos de apoio de língua inglesa do currículo paulista para o ensino fundamental. 2022. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16948.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16948
dc.description.abstractThis research aims to verify the concept of interculturality present in the activities of the English textbooks for the last years of elementary education of the São Paulo Curriculum. Therefore, and with regard to the theme of interculturality, the works of Tubino (2005), Maher (2007), Candau (2008), Walsh (2010) and Piller (2017) were used as a theoretical framework. Considering that in the official text of the São Paulo Curriculum (SÃO PAULO, 2019) interculturality is seen as a direct result of teaching English as a lingua franca (ELF), the theoretical framework was complemented by works related to this theme (CANAGARAJAH, 2013; JENKINS, 2005, 2009, 2015, 2017; JENKINS; COGO; DEWEY, 2011; LEFFA, 2006; MOITA LOPES, 2008; ROSA, 2021; SEIDLHOFER, 1999, 2001, 2005, 2009; SEIDLHOFER; WIDDOWSON, 2017; SIQUEIRA, 2011). Regarding the methodology, and based on the classification proposed by Paiva (2019), the research was characterized as being qualitative in nature, descriptive and documentary in relation to research methods, inserted in the area of social sciences, within the field of Applied Linguistics and having as source of information the official documents of the São Paulo state Curriculum and the Common Core Curriculum (BNCC), as well as the English textbooks for the last years of elementary education, from which the activities for the analysis were selected. Based on the theoretical discussions held about the terms culture, multiculturalism and ELF, and relating them to the categorization of interculturality proposed by Walsh (2010), it was verified that in the activities there are characteristics of the three perspectives of interculturality: relational, functional and critical, and not only of the latter, considered as the closest to the conception of interculturality presented by the São Paulo Curriculum.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino e aprendizagem de línguaspor
dc.subjectInterculturalidadepor
dc.subjectLíngua inglesapor
dc.subjectDiretrizes oficiaispor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectLanguage teaching and learningeng
dc.subjectInterculturalityeng
dc.subjectEnglish languageeng
dc.subjectOfficial guidelineseng
dc.subjectElementary educationeng
dc.title"Todos os brasileiros comem o mesmo café da manhã?" - Perspectivas interculturais nos cadernos de apoio de língua inglesa do currículo paulista para o ensino fundamentalpor
dc.title.alternative"Do all brazilian people have the same breakfast?" - Intercultural perspectives in the English textbooks for the last years of elementary education of the São Paulo curriculumeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Viana, Nelson
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6252579012192711por
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo verificar a concepção de interculturalidade presente nas atividades dos cadernos de apoio do componente Língua Inglesa, anos finais do Ensino Fundamental, do Currículo Paulista. Com esse intuito, e no que tange o tema da interculturalidade, foram utilizados como aporte teórico os trabalhos de Tubino (2005), Maher (2007), Candau (2008), Walsh (2010) e Piller (2017). Considerando que no texto oficial do Currículo Paulista (SÃO PAULO, 2019) a interculturalidade é tida como uma das decorrências do ensino de inglês como língua franca (ILF), o aporte teórico foi complementado por trabalhos relativos a esse tema (CANAGARAJAH, 2013; JENKINS, 2005, 2009, 2015, 2017; JENKINS; COGO; DEWEY, 2011; LEFFA, 2006; MOITA LOPES, 2008; ROSA, 2021; SEIDLHOFER, 1999, 2001, 2005, 2009; SEIDLHOFER; WIDDOWSON, 2017; SIQUEIRA, 2011). Quanto à metodologia, e com base na classificação de Paiva (2019), a pesquisa foi caracterizada como sendo de natureza qualitativa, da área das ciências sociais, campo de estudos da Linguística Aplicada, tipo descritiva e documental, tendo como fonte de informação os documentos oficiais do Currículo Paulista e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como os próprios cadernos de apoio do componente curricular Língua Inglesa, anos finais do Ensino Fundamental, dos quais foram selecionadas as atividades para a análise. Com base nas discussões teóricas realizadas acerca dos termos cultura, multiculturalismo e ILF, e relacionando-os à categorização de interculturalidade proposta por Walsh (2010), pôde-se observar que nas atividades há características das três perspectivas de interculturalidade: relacional, funcional e crítica, e não somente desta última, considerada como a que mais se aproxima da concepção de interculturalidade apresentada pelo Currículo Paulista.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7850407984352990por


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil