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dc.contributor.authorGomes-Silva, Amanda Santana
dc.date.accessioned2022-10-31T13:53:28Z
dc.date.available2022-10-31T13:53:28Z
dc.date.issued2022-05-13
dc.identifier.citationGOMES-SILVA, Amanda Santana. Atendimento Educacional Especializado em escolas de tempo integral da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16958.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16958
dc.description.abstractThe demand for Specialized Educational Assistance (SEA) has been growing considerably in Brazil, as well as Integral Education, possibly because of Public Policies such as Fundeb and the National Education Plan (NEP). The NEP establishes the offer of Education full-time, with a minimum stay of seven hours a day at school, in at least half of the schools by the year 2024. However, educational policies are not always convergent, when they recommend, for example, that SEA for students with Special Educational Needs (SEN) is an extra-class offer, in contrast to school shifts, and at the same time foresee an increase in the offer of full-time schools. In these cases, it is worth questioning how schools with full-time education are equating the SEA, which cannot be offered in the counter shift? The city of São Paulo instituted in its policy three modalities of SEA: Collaborative, Itinerant and Counter-shift. Thus, based on the theoretical-methodological framework of the Policy Cycle Approach to analyze educational policies, the present study aimed to describe and analyze how SEA is equated in full-time schools of one of the regional division of education in that municipality. The investigation involved three schools, with the participation of 22 regular teachers, two specialized teachers and six principals. Data collection involved document analysis, questionnaires with open and closed questions and systematic observation. The teachers of regular education pointed out the importance of working collaboratively, in partnership with a specialized teacher. In schools where there was no specialized teacher, teachers pointed out the need for this professional to serve SEN students. Teachers highlighted the importance of school projects considering the integrality of subjects and school inclusion as a way of promoting the participation of all indiscriminately. The study suggests that full-time Integral Education tends to expand the possibilities of SEA, in addition to exclusively extracurricular AEE, in shifts, and in resource rooms, a model prioritized in Brazilian Special Education policies.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolítica pública educacionalpor
dc.subjectAbordagem do ciclo de políticaspor
dc.subjectEducação Especialpor
dc.subjectAEE colaborativopor
dc.subjectEducação integralpor
dc.subjectPublic educational policyeng
dc.subjectApproach to the policy cycleeng
dc.subjectSpecial Educationeng
dc.subjectFull-time schooleng
dc.subjectCo-teaching specialized educational assistanceeng
dc.titleAtendimento Educacional Especializado em escolas de tempo integral da Rede Municipal de Ensino de São Paulopor
dc.title.alternativeSpecialized Educational Assistance in full-time School Integral of the Municipal Education network of São Pauloeng
dc.title.alternativeAsistencia Educativa Especializada en escuelas de tiempo completo de la Red Municipal de Educación de São Paulospa
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Mendes, Enicéia Gonçalves
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3897627554738983por
dc.description.resumoA demanda pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) vem em uma considerável crescente no Brasil, assim como também a Educação Integral, possivelmente, em decorrência de Políticas Públicas, tais como o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) e o Plano Nacional de Educação (PNE) que prevê a oferta de Educação em Tempo Integral com permanência mínima de sete horas por dia na escola, em pelo menos metade das escolas até o ano de 2024. Contudo, as políticas educacionais nem sempre são convergentes, quando recomendam, por exemplo, que o atendimento educacional especializado para estudantes do público-alvo da educação especial seja uma oferta extraclasse, em contraturno escolar, e ao mesmo tempo preveem o aumento da oferta de escolas de tempo integral. Nestes casos, cabe questionar como as escolas com oferta de educação em tempo integral estão equacionando o AEE, que não pode ser ofertado no contraturno? O município de São Paulo instituiu em sua política três modalidades de AEE: Colaborativo, Itinerante e Contraturno. Assim, tomando como base o referencial teórico-metodológico da Abordagem do Ciclo de Políticas para analisar políticas educacionais, o presente estudo visou descrever e analisar como é realizado o AEE em escolas de tempo integral em uma das diretorias regionais de educação do referido município. A investigação envolveu três escolas, com participação de 22 professores e professoras de sala comum, duas professoras de AEE e seis gestoras. A coleta de dados envolveu análise documental, questionários com perguntas abertas e fechadas e observação sistemática. Os professores do ensino comum apontaram a importância de atuar colaborativamente em parceria com professor especializado. Nas escolas em que não havia professor especializado, os docentes pontuaram a necessidade deste profissional para o atendimento educacional especializado dos estudantes do público-alvo da educação especial. Os professores destacaram a importância de os projetos das unidades educacionais considerarem a integralidade dos sujeitos e a inclusão escolar como forma de favorecer a participação de todos indiscriminadamente. A pesquisa analisou onze políticas educacionais, evidenciando as tratativas abordadas, o AEE Colaborativo, por exemplo, só é mencionado na Política Paulistana de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PPEE-EI). A intersetorialidade é um aspecto que surgiu na análise e deve ser considerada como condição para qualificar a oferta e as experiências da Educação Integral, contribuindo com o processo de escolarização dos educandos do público-alvo da educação especial. O estudo sugere que a Educação Integral em tempo integral tende a ampliar as possibilidades de AEE, desde que se considere outras maneiras de oferta do serviço para além do AEE exclusivamente extraclasse, em salas de recursos multifuncionais, em contraturno, o que está priorizado nas políticas educacionais brasileiras.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ORIENTACAO E ACONSELHAMENTOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttps://lattes.cnpq.br/7993188691488632por


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