Mostrar el registro sencillo del ítem
Números irracionais e suas particularidades
dc.contributor.author | Garcia, Hévila Maria Gabriel | |
dc.date.accessioned | 2022-11-08T17:16:04Z | |
dc.date.available | 2022-11-08T17:16:04Z | |
dc.date.issued | 2022-09-27 | |
dc.identifier.citation | GARCIA, Hévila Maria Gabriel. Números irracionais e suas particularidades. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17005. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17005 | |
dc.description.abstract | In this work we present the main numerical sets: natural, integers, rational, irrational and real, focusing on the set of irrational numbers. We approach its historical part, the most famous examples and the proof of their irrationalities. In addition, we deal with the concepts of transcendental and algebraic numbers. In the second part, we discuss the way that the set of irrational numbers is approached in Basic Education and, moreover, we create and apply an activity involving the numerical sets in a State School. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Números irracionais | por |
dc.subject | Irracionalidade | por |
dc.subject | História dos números irracionais | por |
dc.subject | Avaliação diagnóstica | por |
dc.subject | Irracionais na Educação Básica | por |
dc.subject | Irrational numbers | eng |
dc.subject | Irrationality | eng |
dc.subject | History of irrational numbers | eng |
dc.subject | Diagnostic evaluation | eng |
dc.subject | Irrationals in the Elementary School | eng |
dc.title | Números irracionais e suas particularidades | por |
dc.title.alternative | Irrational numbers and their characteristics | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Rezende, Alex Carlucci | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4190869482260889 | por |
dc.description.resumo | Neste trabalho apresentamos os principais conjuntos numéricos: naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais, dando enfoque ao conjunto dos números irracionais. Abordamos sua parte histórica, os exemplos mais famosos e a demonstração de suas irracionalidades. Além disso, tratamos dos conceitos de números transcendentes e algébricos. Na segunda parte, expomos a maneira que o conjunto dos números irracionais é abordado na Educação Básica e, ainda, criamos e aplicamos uma atividade envolvendo os conjuntos numéricos em uma Escola Estadual. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ANALISE | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/3919298779642723 | por |
dc.publisher.course | Matemática - ML | por |