dc.contributor.author | Paula, Fernanda | |
dc.date.accessioned | 2022-11-09T18:45:52Z | |
dc.date.available | 2022-11-09T18:45:52Z | |
dc.date.issued | 2022-09-26 | |
dc.identifier.citation | PAULA, Fernanda. O Ensino de Microbiologia nas escolas como forma de prevenção de doenças infecciosas: uma análise crítica do currículo paulista. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17007. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17007 | |
dc.description.abstract | Microbiology is the science devoted to the study of microscopic organisms, such as
bacteria, fungi, protozoa and viruses, and their biological activities. As
development of microbiology it was discovered that microorganisms are
related to the cause of infectious diseases and, as a form of prevention, there was a need to improve basic sanitation and hygiene conditions. Still
Today, infectious diseases are a public health problem in Brazil and
It is extremely important to reinforce prevention measures, based on policies
public. Thus, schools play a key role in promoting
hygiene education and other disease prevention measures. the teaching of
microbiology is already present in basic education in the disciplines of Science and
biology, and can be further explored with the specific objective of preventing
infectious diseases. However, so that the teaching of microbiology does not become
abstract for the students, it is necessary that the teaching-learning process be
significant. Thus, this work aimed to carry out an analysis
critique of microbiology skills, with an emphasis on teaching diseases
infectious diseases, present in the Paulista Curriculum and in the support materials, “Curriculum in
Action”, made available by the State of São Paulo to students and teachers
of the public network. In addition, a bibliographic survey of
alternative methodologies for teaching microbiology in basic education, with the
objective of proposing didactic activities to facilitate and improve the quality of the
teaching-learning process, making the teaching of microbiology a
effective way to promote the prevention and knowledge of infectious diseases. | por |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Microbiologia | por |
dc.subject | Doenças Infecciosas | por |
dc.subject | Metodologias de Ensino | por |
dc.subject | Currículo Paulista | por |
dc.subject | Microbiology | eng |
dc.subject | Paulista Curriculum | eng |
dc.subject | infectious diseases | eng |
dc.subject | teaching methodologies | eng |
dc.title | O Ensino de Microbiologia nas escolas como forma de prevenção de doenças infecciosas: uma análise crítica do currículo paulista | por |
dc.title.alternative | Teaching Microbiology in schools as a way of Infectious disease prevention: a critical analysis from the São Paulo curriculum | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Duarte, Iolanda Cristina Silveira | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2626035341263254 | por |
dc.description.resumo | A microbiologia é a ciência destinada ao estudo de organismos microscópicos, como
as bactérias, fungos, protozoários e vírus, e suas atividades biológicas. Com o
desenvolvimento da microbiologia descobriu-se que os microrganismos estão
relacionados com a causa das doenças infecciosas e, como forma de prevenção, viuse a necessidade de melhorias nas condições de saneamento básico e higiene. Ainda
hoje as doenças infecciosas tratam-se de um problema de saúde pública no Brasil e
é de extrema importância reforçar as medidas de prevenção, a partir de políticas
públicas. Assim, as escolas assumem um papel fundamental para a promoção da
educação de higiene e outras medidas de prevenção de doenças. O ensino de
microbiologia já está presente na educação básica nas disciplinas de Ciências e
Biologia, podendo ser ainda mais exploradas com o objetivo específico de prevenir
doenças infecciosas. Entretanto, para que o ensino da microbiologia não se torne
abstrato para os alunos, é preciso que o processo de ensino-aprendizagem seja
significativo. Dessa forma, esse trabalho teve como objetivo realizar uma análise
crítica das habilidades de microbiologia, com ênfase no ensino de doenças
infecciosas, presentes no Currículo Paulista e nos materiais de apoio, “Currículo em
Ação”, disponibilizados pelo Estado de São Paulo para os estudantes e professores
da rede pública. Além disso, foi realizado um levantamento bibliográfico de
metodologias alternativas para o ensino de microbiologia na educação básica, com o
objetivo de propor atividade didáticas para facilitar e melhorar a qualidade do
processo de ensino-aprendizagem, tornando o ensino de microbiologia uma forma
efetiva de promover a prevenção e conhecimento das doenças infecciosas. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/9691714903069307 | por |
dc.publisher.course | Ciências Biológicas - CBL-So | por |