Show simple item record

dc.contributor.authorDias, Jonathas Oliveira
dc.date.accessioned2022-11-21T13:34:23Z
dc.date.available2022-11-21T13:34:23Z
dc.date.issued2022-10-03
dc.identifier.citationDIAS, Jonathas Oliveira. Retratos da pandemia: registros foto/cartográficos a partir de um olhar infantil surdo. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Brasileira de Sinais-Libras/Língua Portuguesa) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17045.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17045
dc.description.abstractThis work, of cartographic theoretical-methodological inspiration, has as main objective to show the childish feelings of deaf children at the time of the COVID-19 pandemic. The photographic resource was adopted as a way of accessing the elaboration of deaf children's imagination in this context, and the guiding theoretical assumptions were the bilingual/bicultural perspective in the understanding of deaf identity and culture and the studies in post-structuralist perspectives. From a case study and the participation of a deaf child in the process of photographic and imagery creation, although the work had the objective of presenting to the deaf child an exercise of autonomy - in which he was able to appropriate photography as a tool, as door of dialogue and as a possibility of enunciating oneself - in the encounter with deaf children's productions, it can be seen that ways of doing (depicting and narrating oneself) are reproduced, still quite guided by adult/hearing expectations, which suggests that the work with photography or the construction of imagery narratives by deaf children can be further explored as forms of elaboration and construction of narratives of deaf children's subjectivities, since although photography can be a powerful resource for this, it seems still be little explored in the field, for example, in the education of deaf children.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCrianças surdaspor
dc.subjectFotografiapor
dc.subjectPandemia de COVID-19por
dc.subjectDeaf childreneng
dc.subjectPhotographyeng
dc.subjectCOVID-19 pandemiceng
dc.titleRetratos da pandemia: registros foto/cartográficos a partir de um olhar infantil surdopor
dc.title.alternativePandemic pictures: photo/cartographic records from a deaf children`s lookeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Cabello, Janaina
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4349074907357325por
dc.description.resumoEste trabalho, de inspiração teórico-metodológica cartográfica, tem como objetivo principal dar a ver os sentimentos infantis das crianças surdas no momento da pandemia de COVID-19. Foi adotado o recurso fotográfico como forma de acesso à elaboração de imaginário infantil surdo nesse contexto, sendo que os pressupostos teóricos norteadores foram a perspectiva bilíngue/bicultural na compreensão da identidade e cultura surda e os estudos nas perspectivas pós-estruturalistas. A partir de um estudo de caso e a participação de uma criança surda no processo de criação fotográfica e imagética, embora o trabalho tenha tido como objetivo apresentar à criança surda um exercício de autonomia - em que ela pôde se apropriar da fotografia como ferramenta, como porta de diálogo e como possibilidade de enunciar-se - no encontro com as produções infantis surdas, pode-se perceber que são reproduzidos modos de fazer (de retratar e de narrar-se) ainda bastante pautados nas expectativas adultas/ouvintes, o que sugere que o trabalho com a fotografia ou a construção de narrativas imagéticas por parte das crianças surdas podem ser ainda mais exploradas como formas de elaboração e construção das narrativas de subjetividades infantis surdas, uma vez que embora a fotografia possa ser um recurso potente para isso, parece ainda ser pouco explorada no campo, por exemplo, da educação de crianças surdas.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7345050914021096por
dc.publisher.courseTradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais-Libras/Língua Portuguesa - TILSPpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil