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dc.contributor.authorMedeiros, Bianca Aparecida
dc.date.accessioned2023-01-10T13:31:33Z
dc.date.available2023-01-10T13:31:33Z
dc.date.issued2022-09-30
dc.identifier.citationMEDEIROS, Bianca Aparecida. O desenvolvimento da criança surda sob a perspectiva de profissionais bilíngues: um estudo de caso. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Brasileira de Sinais-Libras/Língua Portuguesa) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17195.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17195
dc.description.abstractThe present research aimed to understand how the development of language by the deaf child takes place from the speech of two bilingual professionals: deaf instructor of Libras and bilingual teacher, for that, a qualitative research was used with a case study that was carried out through an online interview with two bilingual education professionals. Through this, understood the importance of both professionals in the school environment was understood, helping in the process of acquiring language, culture and identity of the deaf child. However, it is understood that there are still challenges present with in the school environment, such as the lack of specific training for both professionals and the family’s understanding of the acquisition of sign language by the deaf child.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAquisição de linguagempor
dc.subjectInstrutor de Libraspor
dc.subjectProfessor bilíngue de Libraspor
dc.subjectSurdezpor
dc.subjectEducação Especialpor
dc.titleO desenvolvimento da criança surda sob a perspectiva de profissionais bilíngues: um estudo de casopor
dc.title.alternativeThe development of deaf children from the perspective of bilingual professionals: a case studyeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Santos, Lara Ferreira dos
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/7312070448044165por
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo compreender como se dá o desenvolvimento da linguagem pela criança surda a partir do discurso de dois profissionais bilíngues: instrutor surdo de Libras e professor bilíngue. Para tanto utilizou-se de uma pesquisa qualitativa com estudo de caso, que foi realizada através de uma entrevista online com dois profissionais da educação bilíngue. Os resultados possibilitaram a compreensão da importância essencial de ambos profissionais em âmbito escolar, os quais auxiliam no processo de aquisição de linguagem, cultura e identidade da criança surda. Contudo, compreende-se que há ainda desafios presentes dentro do âmbito escolar, como a falta de formação específica para ambos profissionais e parceria da família em relação à aquisição da língua de sinais pela criança surda.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3955118094432699por
dc.publisher.courseTradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais-Libras/Língua Portuguesa - TILSPpor


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