Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorSilva, Katia Gomes da
dc.date.accessioned2023-01-13T11:44:55Z
dc.date.available2023-01-13T11:44:55Z
dc.date.issued2022-09-22
dc.identifier.citationSILVA, Katia Gomes da. Estratégia de educação em saúde online no período perinatal durante a pandemia da COVID-19: experiência das mulheres. 2022. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17210.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17210
dc.description.abstractThe quality of women's perinatal period experience has been globally disseminated for years given its impact on the course of life for them, their children and society. Considering the COVID-19 pandemic scenario since the beginning of 2020, the speed of its spread and its severity on some people, among them pregnant and postpartum women, it was necessary changes in practices and policies in all health sectors, thus, influencing women's experiences during pregnancy, childbirth and postpartum. Aim: To analyze the impact of online health educational strategy in the pregnant and postpartum women’s autonomy and satisfaction during the COVID-19 pandemic. Methods: Exploratory and descriptive study with qualitative approach using Bardin's thematic analysis. The study population consisted of 13 women who participated in the extension project "Support Group for healthy pregnancy, childbirth and postpartum", respecting ethical precepts. The online focus group was used for data collection. Results: Three thematic categories were identified “Information and displacements”; “Transposing the cesarean”; and “Welcoming and well-being made the difference". Conclusions: The study demonstrated that the intervention had a positive impact on women during the perinatal period and contributed to a positive experience during pregnancy, childbirth, postpartum and mothering, in addition to promoting the autonomy of the participants.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGravidezpor
dc.subjectEducação em saúdepor
dc.subjectAutonomia pessoalpor
dc.subjectSatisfação do pacientepor
dc.subjectCOVID-19por
dc.subjectPregnancyeng
dc.subjectHealth educationeng
dc.subjectPersonal autonomyeng
dc.subjectPatient satisfactioneng
dc.titleEstratégia de educação em saúde online no período perinatal durante a pandemia da COVID-19: experiência das mulherespor
dc.title.alternativeOnline health education strategy in the perinatal period during the COVID-19 pandemic: women's experienceeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Bussadori, Jamile Claro de Castro
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4549657176930635por
dc.description.resumoA busca pela qualidade da experiência vivenciada pelas mulheres no período perinatal há anos vem sendo globalmente difundida dado seu impacto no curso de vida dessas mulheres, de seus filhos e de toda a sociedade. Considerando o cenário pandêmico da COVID-19 desde o início de 2020, a rapidez de disseminação e a severidade que a doença afetava algumas pessoas, entre estas, gestantes e puérperas, foram necessárias mudanças nas práticas e nas políticas em todos os setores da saúde, assim, influenciando as experiências das mulheres na gestação, parto e pós-parto. Objetivo: Analisar a repercussão de uma estratégia educativa em saúde online na autonomia e satisfação de gestantes e puérperas, durante a pandemia da COVID-19. Metodologia: Estudo exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa, com o uso da análise temática de Bardin. A população do estudo foi constituída por 13 mulheres que participaram do projeto extensionista “Grupo de Apoio à gestação, parto e pós-parto saudáveis”, respeitando os preceitos éticos. Utilizou-se o grupo focal online para a coleta de dados. Resultados: Após análise dos dados, houve a divisão em três categorias. Desta forma, foram identificadas três categorias temáticas: “Informações e deslocamentos”; “Transpondo a cesárea”; e “Acolhimento e bem-querer fizeram a diferença”. Considerações Finais: O estudo mostrou que a intervenção teve impacto positivo para as mulheres durante o período perinatal e contribuiu para uma experiência positiva durante a gravidez, parto, pós-parto e maternagem, além de ter promovido autonomia das participantes.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Enfermagem - PPGEnfpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM OBSTETRICApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3677731890595341por


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil