Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorSouza, Maitê Duarte Sedenho de
dc.date.accessioned2023-01-20T17:42:28Z
dc.date.available2023-01-20T17:42:28Z
dc.date.issued2022-11-11
dc.identifier.citationSOUZA, Maitê Duarte Sedenho de. Investigação dos livros didáticos com foco na História da Matemática. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17254.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17254
dc.description.abstractWe have observed that the History of Mathematics often goes unnoticed by students during problem solving or the study of mathematical content. In this work we seek to analyze how is the approach of the History of Mathematics in some textbooks, from the 1950 to the present, focusing on its historical approach and the connection in the approach of mathematical exercises. In addition, we analyzed the teaching material from three schools, one state, one municipal and one from the private network, in order to identify the approach to the History of Mathematics in the exercises and in the theoretical part of the content. Then, we elaborate and apply an activity suggestion that relates the History of Mathematics with Egyptian numbers, allowing the student to visualize the history together with the resolution of problems and provide the student's role in the creation of mathematical problems involving Egypteng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectNúmerospor
dc.subjectEgípciospor
dc.subjectHistoryeng
dc.subjectMathematicseng
dc.subjectEgyptianeng
dc.titleInvestigação dos livros didáticos com foco na História da Matemáticapor
dc.title.alternativeInvestigation of textbooks focusing on the History of Mathematicseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Salvador, José Antonio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2487171069472158por
dc.description.resumoTemos observado que a História da Matemática muitas vezes passa despercebida pelos alunos durante uma resolução de problema ou o estudo de conteúdos matemáticos. Neste trabalho buscamos analisar como é a abordagem da História da Matemática em alguns livros didáticos, desde a década de 1950 até a atualidade, focando na sua abordagem histórica e na ligação na abordagem dos exercícios matemáticos. Junto a isso, analisamos o material didático de três escolas, sendo uma estadual, uma municipal e uma da rede privada, visando identificar a abordagem da História da Matemática nos exercícios e na parte teórica do conteúdo. Em seguida, elaboramos e aplicamos uma sugestão de atividade com objetivo de relacionar a História da Matemática com os números egípcios, possibilitando ao aluno visualizar a história junto à resolução de problemas e proporcionar o protagonismo do aluno na criação de problemas matemáticos envolvendo o Egito.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIASpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7888146071173805por


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil