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dc.contributor.authorJortieke Junior, João Ricardo
dc.date.accessioned2023-02-01T21:52:26Z
dc.date.available2023-02-01T21:52:26Z
dc.date.issued2022-11-16
dc.identifier.citationJORTIEKE JUNIOR, João Ricardo. Estudo documental do currículo paulista na área de química do ensino médio em perspectiva crítica de atuação docente. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17322.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17322
dc.description.abstractThis research was supported by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (known as CAPES). Given recent political events and the approval, in recent years, of new curricular guidelines, it is essential to seek evidence in academic research that allows reflections on such educational policies to encourage questions and discussions for teaching activities in the classroom. With proposals, identified in a bibliographic survey, which come closer and closer to a behavioral approach to human development, the teaching role in the practical manifestation of the document becomes increasingly rigid. With the intention of providing ways of transforming these technical conditions, this research aims to analyze the proposal present in the Paulista Curriculum for High School, approved in 2020. More directly, the Support Material for Planning and Practices in Deepening (known as MAPPA, in portuguese), responsible for bringing practical guidelines to the Formative Itineraries (FI), specifically those aimed at Teaching Chemistry. Documentary Research was used as the main methodological basis and Content Analysis, with a quantitative and qualitative perspective, as a form of data analysis. Through a content analysis based on linguistics, it was possible to form thematic Registration Units (RU) focused on “suggestions” and “demands” of practices, in addition to observing the existence of vocatives in each of the RUs. Almost 60% of the RUs concern practices required by the MAPPA while conducting the FI. Talking about suggestions, the RU indicates that freedom of practice is provided only for the selection of didactic materials, experiments and other teaching resources. About the chemical knowledge, it was possible to highlight an discrepancy in the organization of the different curricular components of the FI, with some containing only four objects of knowledge and others having more than thirty.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectItinerários Formativospor
dc.subjectNovo Ensino Médiopor
dc.subjectTeoria Crítica Curricularpor
dc.subjectCritical Curriculum Theoryeng
dc.subjectFormative Itinerarieseng
dc.subjectNew High Schooleng
dc.titleEstudo documental do currículo paulista na área de química do ensino médio em perspectiva crítica de atuação docentepor
dc.title.alternativeDocumental study of the São Paulo curriculum in the area of high school chemistry in a critical perspective of teaching performanceeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Calzolari Neto, Anselmo João
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4906309581958797por
dc.description.resumoEsta pesquisa contou com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Em meio aos recentes acontecimentos políticos e a aprovação, nos últimos anos, de novas diretrizes curriculares, torna-se essencial buscar evidências na pesquisa acadêmica que possibilitem reflexões sobre tais políticas educacionais para fomentar questionamentos e discussões para a atuação docente em sala de aula. Com propostas, identificadas em levantamento bibliográfico, que se aproximam cada vez mais de uma abordagem comportamental do desenvolvimento humano, o papel docente na manifestação prática dos documentos curriculares passa a ser cada vez mais engessado. Com a intenção de propiciar caminhos de transformação destas condições tecnicistas, esta pesquisa teve como objetivo analisar a proposta presente no Currículo Paulista para o Ensino Médio, homologado em 2020. Mais diretamente, foi tomado como base de análise o Material de Apoio ao Planejamento e Práticas de Aprofundamento (MAPPA), responsável por trazer as diretrizes práticas para os Itinerários Formativos (IF), especificamente daqueles voltados para o Ensino de Química. Utilizou-se Pesquisa Documental como principal base metodológica e Análise de Conteúdo, com perspectiva quanti e qualitativa, como forma de análise de dados. Através de uma análise de conteúdo baseada na linguística, foi possível formar Unidades de Registro (UR) temáticas voltadas para “sugestões” e “exigências” de práticas, além de observar a existência de vocativos em cada uma das UR. Quase 60% das UR dizem respeito a práticas exigidas pelo MAPPA durante a condução dos IF. No que tange a sugestões, as UR indicam que a liberdade de prática está prevista apenas para a seleção de materiais didáticos, experimentos e demais recursos de ensino. Com relação ao conhecimento químico, foi possível ressaltar uma discrepância na organização dos diferentes componentes curriculares dos IF, com alguns contendo apenas quatro objetos de conhecimento e outros contando com mais de trinta.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGEdCM-Arpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.description.sponsorshipId88887.482698/2020-00, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.publisher.addressCâmpus Araraspor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3030602547312886por


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