dc.contributor.author | Jortieke Junior, João Ricardo | |
dc.date.accessioned | 2023-02-01T21:52:26Z | |
dc.date.available | 2023-02-01T21:52:26Z | |
dc.date.issued | 2022-11-16 | |
dc.identifier.citation | JORTIEKE JUNIOR, João Ricardo. Estudo documental do currículo paulista na área de química do ensino médio em perspectiva crítica de atuação docente. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17322. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17322 | |
dc.description.abstract | This research was supported by the Coordination for the Improvement of Higher
Education Personnel (known as CAPES). Given recent political events and the
approval, in recent years, of new curricular guidelines, it is essential to seek evidence
in academic research that allows reflections on such educational policies to
encourage questions and discussions for teaching activities in the classroom. With
proposals, identified in a bibliographic survey, which come closer and closer to a
behavioral approach to human development, the teaching role in the practical
manifestation of the document becomes increasingly rigid. With the intention of
providing ways of transforming these technical conditions, this research aims to
analyze the proposal present in the Paulista Curriculum for High School, approved in
2020. More directly, the Support Material for Planning and Practices in Deepening
(known as MAPPA, in portuguese), responsible for bringing practical guidelines to the
Formative Itineraries (FI), specifically those aimed at Teaching Chemistry.
Documentary Research was used as the main methodological basis and Content
Analysis, with a quantitative and qualitative perspective, as a form of data analysis.
Through a content analysis based on linguistics, it was possible to form thematic
Registration Units (RU) focused on “suggestions” and “demands” of practices, in
addition to observing the existence of vocatives in each of the RUs. Almost 60% of
the RUs concern practices required by the MAPPA while conducting the FI. Talking
about suggestions, the RU indicates that freedom of practice is provided only for the
selection of didactic materials, experiments and other teaching resources. About the
chemical knowledge, it was possible to highlight an discrepancy in the organization of
the different curricular components of the FI, with some containing only four objects
of knowledge and others having more than thirty. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Itinerários Formativos | por |
dc.subject | Novo Ensino Médio | por |
dc.subject | Teoria Crítica Curricular | por |
dc.subject | Critical Curriculum Theory | eng |
dc.subject | Formative Itineraries | eng |
dc.subject | New High School | eng |
dc.title | Estudo documental do currículo paulista na área de química do ensino médio em perspectiva crítica de atuação docente | por |
dc.title.alternative | Documental study of the São Paulo curriculum in the area of high school chemistry in a critical perspective of teaching performance | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Calzolari Neto, Anselmo João | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4906309581958797 | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa contou com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal
de Nível Superior (CAPES). Em meio aos recentes acontecimentos políticos e a
aprovação, nos últimos anos, de novas diretrizes curriculares, torna-se essencial
buscar evidências na pesquisa acadêmica que possibilitem reflexões sobre tais
políticas educacionais para fomentar questionamentos e discussões para a atuação
docente em sala de aula. Com propostas, identificadas em levantamento
bibliográfico, que se aproximam cada vez mais de uma abordagem comportamental
do desenvolvimento humano, o papel docente na manifestação prática dos
documentos curriculares passa a ser cada vez mais engessado. Com a intenção de
propiciar caminhos de transformação destas condições tecnicistas, esta pesquisa
teve como objetivo analisar a proposta presente no Currículo Paulista para o Ensino
Médio, homologado em 2020. Mais diretamente, foi tomado como base de análise o
Material de Apoio ao Planejamento e Práticas de Aprofundamento (MAPPA),
responsável por trazer as diretrizes práticas para os Itinerários Formativos (IF),
especificamente daqueles voltados para o Ensino de Química. Utilizou-se Pesquisa
Documental como principal base metodológica e Análise de Conteúdo, com
perspectiva quanti e qualitativa, como forma de análise de dados. Através de uma
análise de conteúdo baseada na linguística, foi possível formar Unidades de Registro
(UR) temáticas voltadas para “sugestões” e “exigências” de práticas, além de
observar a existência de vocativos em cada uma das UR. Quase 60% das UR dizem
respeito a práticas exigidas pelo MAPPA durante a condução dos IF. No que tange a
sugestões, as UR indicam que a liberdade de prática está prevista apenas para a
seleção de materiais didáticos, experimentos e demais recursos de ensino. Com
relação ao conhecimento químico, foi possível ressaltar uma discrepância na
organização dos diferentes componentes curriculares dos IF, com alguns contendo
apenas quatro objetos de conhecimento e outros contando com mais de trinta. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGEdCM-Ar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO | por |
dc.description.sponsorshipId | 88887.482698/2020-00, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.publisher.address | Câmpus Araras | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/3030602547312886 | por |