dc.contributor.author | Carvalho, Beatriz Barea | |
dc.date.accessioned | 2023-03-03T13:12:55Z | |
dc.date.available | 2023-03-03T13:12:55Z | |
dc.date.issued | 2023-01-20 | |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Beatriz Barea. Metacognição e o processo de aprender a aprender na graduação. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17444. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17444 | |
dc.description.abstract | This work is an experience report lived in the graduation in Medicine at the Federal University of São Carlos based on the perspective of metacognition as the basis of learning, related to the curricular guidelines of the mentioned course that uses active teaching methodologies. This experience is reported from the point of view of a student at the end of her training, who during the process showed interest in medical education topics and sought to understand the learning process. The core of the text includes the three metacognitive pillars - person, task and strategy - and narrates their development according to undergraduate learning cycles and units | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Metacognição | por |
dc.subject | Diretriz curricular | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Metacognition | eng |
dc.subject | Curriculum guidelines | eng |
dc.subject | Learning | eng |
dc.title | Metacognição e o processo de aprender a aprender na graduação | por |
dc.title.alternative | Metacognition and the process of learning to learn in graduation | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Luca, Andréia Andreozi Alcântara Moura de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6430021063789175 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Contini, Andréa Aparecida | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9116284983583610 | por |
dc.description.resumo | Este trabalho é um relato de experiência vivido na graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Carlos pautado na perspectiva da metacognição como base do aprendizado, relacionado às diretrizes curriculares do curso citado que utiliza metodologias ativas de ensino. Essa experiência é relatada a partir da visão de uma aluna ao final da formação, que durante o processo demonstrou interesse por temáticas de educação médica e buscou compreender o processo de aprendizagem. O cerne do texto inclui os três pilares metacognitivos - pessoa, tarefa e estratégia - e narra seu desenvolvimento de acordo com os ciclos e unidades de aprendizado da graduação. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/0286188743844278 | por |
dc.publisher.course | Medicina - Med | por |