dc.contributor.author | Rodrigues, Beatriz Caroline Aparecida | |
dc.date.accessioned | 2023-04-10T15:31:28Z | |
dc.date.available | 2023-04-10T15:31:28Z | |
dc.date.issued | 2023-04-05 | |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Beatriz Caroline Aparecida. "Princesas em greve": As possibilidades da literatura infantil para educar crianças feministas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17665. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17665 | |
dc.description.abstract | “Which children's literature works to use in the classroom to ensure a feminist education for children?” This work is built around this question. From it, there arises the need to search for and analyze children's literature works that can offer this possibility. For this purpose, it was necessary to start the journey with a bibliographic research to be able to conceptualize the use of children's literature for children's education and how the feminist identity is formed. It was also necessary to search for children's literature works that somehow addressed themes of the feminist movement, such as: prevention of sexual abuse, empowerment, deconstruction of beauty standards, etc., and analyze, through the Content Analysis method, the works showing their potentialities. Throughout the research, it was concluded that children's literature is an excellent tool for critical formation of children and youth, and the mapping showed that we have excellent works available, the analyzed works proved to be competent and full of possibilities. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Literatura infantil | por |
dc.subject | Children's Literature | eng |
dc.subject | Feminist education | eng |
dc.subject | Critical education | eng |
dc.subject | Gender | eng |
dc.subject | Educação feminista | por |
dc.subject | Educação crítica | por |
dc.title | "Princesas em greve": As possibilidades da literatura infantil para educar crianças feministas | por |
dc.title.alternative | "Princesses on strike": the possibilities of children's literature to educate feminist children | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Coutinho, Luciana Cristina Salvatti Coutinho | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2688318704089723 | por |
dc.description.resumo | "Quais obras de literatura infantil usar em sala de aula para garantir as crianças uma educação feminista?” O presente trabalho se constrói em torno desse questionamento. A partir dele, surge a necessidade de buscar mapear e analisar as obras de literatura infantil que possam oferecer essa possibilidade. Para tanto, mostrou-se necessário iniciar o percurso com uma pesquisa bibliográfica para poder conceituar o uso da literatura infantil para a formação das crianças e como a consciência feminista se forma. Bem como buscar mapear obras de literatura infantil que de alguma forma abordassem temáticas do movimento feminista, como por exemplo: prevenção do abuso sexual, empoderamento, desconstrução do padrão de beleza, etc. e analisar, através do método de Análise de Conteúdo, as obras mostrando suas potencialidades. Ao longo da pesquisa concluiu-se que a literatura infantil é uma excelente ferramenta para uma formação critica das crianças e jovens, e o mapeamento mostrou que temos excelentes obras disponíveis, as obras analisadas mostram-se competentes e cheias de possibilidades. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | https://lattes.cnpq.br/4427787504778147 | por |
dc.publisher.course | Pedagogia - PedL-So | por |